quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Futzone Night Run 2

Olá.

No dia 18 de Setembro, aqui em Cuiabá, vai ser realizada a segunda edição da Futzone Night Run.
Apesar de não valer pontos para o nosso campeonato, a corrida é muito bem organizada, além do diferencial de ser realizada no período noturno. Ideal pra acabar com a desculpa de quem não corre por causa do nosso portentoso sol.
A prova, que terá opções de 5 ou 10km, vai ter cronometragem por chip, camiseta de qualidade e medalhinhas para os concluintes. A desvantagem é que a inscrição é paga. R$ 35,00.
Participei da prova do ano passado e, sinceramente, recomendo.

Abraço a todos.

Maiores informações: http://www.mtfitrun.com.br

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Corrida com baixa Umidade

Saudações.

Não é fácil manter a assisuidade nos treinos ou mesmo fazer qualquer atividade física com o clima seco e enfumaçado desses últimos tempos. Achei então interessante compartilhar esse artigo.

Boa leitura.




Corrida com Baixa umidade

Veja dicas de como fazer seus treinamentos quando o tempo estiver seco


Por Fausto Fagioli Fonseca

Às vezes você não pode fugir das situações adversas na hora da corrida. O tempo seco é, sem dúvidas, um dos maiores adversários dos corredores, tanto nos treinamentos quanto nas provas. Porém, você não precisa deixar de dar suas passadas quando a umidade não te favorece, basta tomar algumas precauções.
“O alteta não precisa deixar de treinar em um dia com baixa umidade, ele pode correr sim, mas é importante que alguns cuidados sejam tomados, como com relação à hidratação e ao horário de treinamento”, afirma o professor Zeca, diretor técnico da assessoria esportiva Z. Track.
“Nos dias mais secos, optar por praticar a corrida pela manhã, bem cedo, ou pela noite, ajuda, já que o sol não incomoda tanto e a taxa de umidade nesses horários é mais elevada”, completa o treinador.

Os perigos do tempo seco
Sabe aquelas sensações de secura na garganta e no nariz e de irritação nos olhos? Esses sintomas são os mais comuns quando a umidade do ar está baixa. E se esses incômodos atingem a todos, com o corredor não é diferente. Além disso, o atleta está sujeito também a outro problema, como explica Adriano Bastos, atleta de elite e diretor técnico da Adriano Bastos Treinamento.
“Durante o treinamento o corredor pode sentir mais dificuldade na respiração, já que o oxigênio no ar diminui. Além disso, a área com mucosas sofre com ressecamento, o que pode gerar sangramento na região nasal”, explica o treinador, que completa.
“A dica é que em vez de o atleta fazer um treino muito forte, é que ele faça uma corrida um pouco mais leve, de baixa intensidade, até porque, além de ele sentir mais dificuldade para manter o ritmo, o corpo fica mais fadigado, por causa da falta de oxigênio”.

Que cuidados tomar?
O corredor não pode esperar sentir sede para se hidratar”, resume o professor Zeca. Como o tempo seco muitas vezes está associado à temperaturas elevadas, a hidratação deve receber atenção especial.
“Em dias assim, quem pratica o esporte perde mais líquido que o normal. Por isso é importante que o corredor beba muita água, não só antes e depois do treino, mas também durante, já que esta é a hora que o corpo está sendo mais exigido, e se não houver reposição a recuperação fica prejudicada”, diz Bastos.
Além da hidratação, as vestimentas também influenciam na hora de praticar a atividade física, como fala o treinador. “Optar por roupas mais leves e claras, que facilitem o processo de transpiração, é a melhor opção nesses casos”.

Mude de ambiente
Uma boa tática para evitar os sintomas do tempo seco é recorrer à academia. O treinamento em esteira, em alguns casos, pode substituir o de rua, e ajudar o corredor a fugir do clima adverso.
“Na academia o atleta consegue evitar melhor a baixa umidade, porque, além de não contar com o sol forte e o vento, a hidratação e a intensidade do treino são melhores controlados”, fala o professor Zeca.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

PRÓXIMAS CORRIDAS.

Olá galera, entrei em contato com a federação de atletismo e eles me passaram as datas das próximas corridas que já estão confirmadas. São elas:

10 de outubro - Corrida de Cara Limpa Contra as Drogas, com percurso de 5km.

4 de novembro - Minimaratona do Sesc, com percurso aproximado de 6,5km.

Além disso, talvez aconteça uma corrida no final de setembro, dia 26, que é a corrida pedestre do coxipó, com 8km, e pode ser que esse ano tenhamos a segunda edição da Corrida do Servidor, que está prevista para o dia 24 de outubro.

E relação as corridas, é isso, e mudando de assunto, quero dizer que essa semana vou viajar para fazer um curso e volto na semana que vem, portanto o blog não deve ter muitas atualizações no período.

Um abraço a todos e bons treinos.

domingo, 22 de agosto de 2010

FORÇA DE VONTADE.


Olá galera, retirei um artigo da revista O2 que trata de um assunto muito comum, que é como se manter inspirado e motivado para a prática do exercício fisico, mesmo quando bate aquele desânimo.

O artigo é de Maurício Belfante.

É difícil sair de casa para praticar um esporte naqueles dias em que a vontade de ficar em casa vendo um filme ou até mesmo dormir é maior do que a de calçar seu tênis e dar suas passadas. Porém, esse problema que atinge muitos entusiastas da corrida tem "cura" e pode ser transformado em um empenho extra na hora dos treinos.

Muitos atletas acabam ficando desanimados por não enxergarem os resultados ou até mesmo por causa do cansaço acumulado que carregam durante todo o tempo que fazem a atividade sem descanso. "É preciso sempre tirar férias da corrida, já que o cansaço uma hora vai chegar. É preciso ter tempo para descansar e se desligar da corrida, por mais que seja difícil", diz Paulo Rennó, diretor técnico da Paulo Rennó Assessoria Esportiva.

A cura. 

Pode parecer difícil lidar com o desânimo, mas tentar combatê-lo já é o primeiro passo para conseguir mais empenho. Ao iniciar um treinamento, normalmente a performance é totalmente baseada sobre a distância e o tempo conseguido, o que pode cansar o corredor.

"Começar a fazer outros tipos de treinamento e deixar a distância e o tempo de lado pode ser uma ótima iniciativa para começar a se motivar novamente. Exercícios que variam intensidade em pouco tempo é a melhor opção", explica Kim Cordeiro, diretor técnico da BK Sports.

Outra maneira de deixar o desânimo de lado é procurar companhia na hora de correr. Muitos atletas correm sozinhos, o que dificulta ter aquela motivação pra te tirá-lo do sofá. Além disso, um parceiro pode melhorar o seu lado social e aliviará o estresse do dia-a-dia.

"Treinar em grupo pode ser bastante produtivo, já que o incentivo pode ajudar o atleta a crescer. Tem sempre alguém que corre mais, o que pode servir de exemplo para quem quer correr mais", diz Rennó.
Objetivo, objetivos, objetivos!

A principal maneira de acabar com qualquer desânimo é a criação de objetivos. Correr sem alguma meta programada pode deixar a corrida monótona, já que o atleta não conseguirá enxergar seu futuro na prática esportiva.

"Todo corredor tem que ter algum objetivo, já que ele será o seu motor para treinar e crescer na corrida. A meta pode ser qualquer coisa, como os 10 km, 21 km ou até uma Maratona", afirma Cordeiro. Perder peso, diminuir o tempo e aumentar a distância também são boas pedidas. Conforme seus objetivos vão sendo alcançados, novas metas podem ser traçadas, auxiliando na vontade durante os treinamentos e as provas que estarão por vir.

É isso galera, em relação ao artigo, para quem quiser seguir as dicas e treinar em grupo, na SEFAZ toda segunda, quarta e sexta-feira há a atividade física orientada pelas professoras Erica e Marcia, que acontece das 18:00 as 19:00hs. Outra opção para treinarem em grupo é toda terça-feira na UFMT à partir das 20:30, onde eu estou presente, e já contamos nos treinos com a presença do Jean e do Ricardo Crudo, e também aos domingos a partir das 7:00 da manhã, que além dos já citados tem a presença do William.  Nesses dias fazemos treinos de "tiro", ou intervalos (terça-feira), que servem para melhorar a velocidade, e também longões (domingo), que tem como objetivo aumentar a resistência. Em um próximo post explico melhor como são esses treinos.


E só para terminar, em minha opinião, o mais importante para a motivação nos treinos é ter um objetivo, então foquem em algo e literalmente corram atrás. E quem sabe esse objetivo não pode ser uma melhor colocação em nosso campeonato de corrida de rua?

Um abraço a todos, e bons treinos.

sábado, 21 de agosto de 2010

Momento de descontração

Olá galera, essa postagem não tem relação nenhuma com corrida ou qualquer assunto parecido, é só uma coisa legal que achei na net e queria compartilhar.

Veja só que matemática interessante:
Numa cidade, os habitantes, endividados, estão vivendo às custas de crédito.
Por sorte chega um gringo e entra no único hotel. O gringo saca uma nota de $100,00, põe no balcão e pede para ver um quarto. Enquanto o gringo vê o quarto, o gerente do hotel sai correndo com a nota de $100,00 e vai até o açougue pagar suas dívidas com o açougueiro.
O açougueiro, pega a nota e vai até um criador de suínos a quem deve e paga tudo. O criador, por sua vez, pega também a nota e corre ao veterinário para liquidar sua dívida. O veterinário, com a nota de $100,00 em mãos, vai até à zona pagar o que devia a uma prostituta (em tempos de crise essa classe também trabalha a crédito).
A prostituta sai com o dinheiro em direção ao hotel, lugar onde levava seus clientes; e como ultimamente não havia pago pelas acomodações, paga a conta de $100,00.
Nesse momento, o gringo chega novamente ao balcão, pede sua nota de $100,00 de volta, agradece e diz não ser o que esperava e sai do hotel e da cidade.
Ninguém ganhou um vintém, porém agora todos saldaram suas dívidas e começam a ver o futuro com confiança!
Moral da história: Quando o dinheiro circula, não há crise !!! 


Abraço a todos.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Ranking do Campeonato Fazendário de Corrida de Rua.


Olá galera, este post tem o intuito de explicar como funciona o ranking do nosso campeonato de corrida de rua.

Os participantes da corrida ganham pontos para o ranking de acordo com a sua colocação (levando-se em conta somente os servidores da SEFAZ) e também pela sua participação nas corridas. No que se refere à participação, o servidor receberá 5 pontos caso complete a prova. Já em relação à colocação, a pontuação será dada da seguinte forma:

Colocação
Quantidade de Pontos
12 + 5 = 17
10 + 5 = 15
8 + 5 = 13
7 + 5 = 12
6 + 5 = 11
5 + 5 = 10
4 + 5 = 9
3 + 5 = 8
2 + 5 = 7
10°
1 + 5 = 6


- Somente contarão pontos para o Ranking corridas entre 5 e 10KM ;

- O servidor que fizer o maior número de pontos ao final da temporada, que será após a Corrida de Reis de 2011, e consequentemente terminar em 1° no Ranking será declarado o Campeão do 1° Campeonato Fazendário de Corrida de Rua;

- Caso haja empate ao término da temporada, os critérios de desempate são os seguintes:

1º - Maior número de participações em corridas válidas para o Campeonato Fazendário de Corrida de Rua;

2° - Persistindo o empate o servidor que tiver maior idade será declarado vencedor.

- Todos os servidores serão premiados ao final da temporada, entretanto haverá uma premiação especial para os três primeiros colocados no masculino e feminino.

Então é isso galera, um abraço a todos e bons treinos.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Fotos da Corrida Dante de Oliveira

Olá galera, aqui estão as fotos da corrida Dante de Oliveira.

Corrida Dante de Oliveira - 04/07/10


Um abraço a todos e bons treinos.

Corrida Homens do Fogo - 25/07/10

Olá galera!

A partir de agora vamos deixar todas as fotos das corridas disponíveis aqui no blog. Espero que gostem.

É só clicar no álbum abaixo para visualizar as fotos da corrida Homens do Fogo.




Só mais uma coisa, para saber se vocês estão gostando ou não do blog, gostaria que fizessem comentários, nem que seja em casa, pois conseguiríamos saber onde estamos agradando e onde podemos melhorar.

Um abraço a todos e bons treinos.

domingo, 15 de agosto de 2010

Fotos da XII Corrida da Polícia Militar

Pessoal,

Já estão disponíveis as fotos da chegada da XII Corrida da Polícia Militar, realizada hoje (15/08/2010).

XII Corrida da Policia Militar - 10km

Clique no álbum acima para visualizar todas as fotos.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

CAMPEONATO DE CORRIDA DE RUA.

INSCRIÇÕES FEITAS.

Olá, ja foram feitas as inscrições para a corrida Homens do Mato. Dessa vez não é necessário retirar comprovante de inscrição, pois somente me entregaram uma lista com os inscritos da SEFAZ e seus respectivos números de inscrião.

Conforme ja hávia dito, a corrida começa 8:00 da manhã, mas é necessário chegar com no mínimo 30 minutos de antecedência, e que tiver a camiseta da SEFAZ, caso puderem corram com ela.

Além disso, vamos fazer a nossa própria classificação da corrida, como na Dante de Oliveira, então quando completarem o percurso, procurem se identificar conosco da GQV(provavelmente eu e o Flávio, que estará com camiseta da GQV) para que possamos anotar a colocação e o tempo.

Então, até domingo e uma boa corrida a todos.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

CAMISETAS PARA AS CORRIDAS.

Olá galera. Ja foi feito o pedido das camisetas para as corridas de rua. O prazo para entrega é de 15 dias, portanto até o dia 25 devemos estar com elas.

Agora outra boa notícia. Ao fechar a compra das camisetas, a FUTZONE, empresa em que fiz o pedido,  nos ofereceu 1 kit feminino futzone (camiseta baby look ou nadador e short)  e 1kit masculino futzone (camiseta regata e bermuda), para serem sorteados aqui na SEFAZ. Além disso, a empresa fornecerá mais 2 kits para a premiação do Campeonato Fazendário de Corrida de Rua, que acontecerá em janeiro.

Mais tarde posto mais informações relativo as inscrições da corrida Homens do Mato.

Um abraço a todos e bons treinos. 

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

CORRIDA HOMENS DO MATO.

Olá galera, o trajeto da Corrida Homens do Mato está descrito na imagem abaixo. Lembrando que a corrida começa 8:00 da manhã, mas devem chegar com pelo menos 30 minutos de antecedência para a retirada do número de peito e da camiseta que será oferecida pela organização do evento.

Nesta corrida faremos a nossa classificação por conta própria também, assim como foi feito na Corrida Dante de Oliveira. Portanto, quando completarem o percurso certifiquem-se que o nome de vocês está em nossa classificação.

Qualquer dúvida liguem para a GQV, 2315/2319.

Um abraço a todos e bons treinos.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

CORRIDA HOMENS DO MATO.

Olá corredores. Neste domingo, teremos mais uma prova do Campeonato Fazendário de Corrida de Rua. Será a corrida HOMENS DO MATO, com percurso de 10km. A largada será no 1°Batalhão no porto (8:00h) e a chegada no comando geral da PM (CPA).

Para efetuar a inscrição, será necessário 1Kg de alimento não perecível.

Maiores informações na GQV. (7-2315/2319)

Servidor fazendário é destaque na Travessia dos Bombeiros.


O servidor fazendário Dalciro Bighetti Júnior conquistou o 2º lugar na segunda prova de Travessia dos Bombeiros, no Condomínio Náutico Portal das Águas, no Lago do Manso, ocorrido em 31 de julho. O servidor nadou 2.250 metros, na categoria masculina.



A competição amadora é destinada a praticantes de natação em águas abertas, realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso.


(Via: Beatriz Zucato - ASC/SEFAZ em 04/08/2010)

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

PRAZO ESGOTANDO.

Olá corredores! Esse post é só para relembrá-los que amanhã é o útimo dia para efetuar o pagamento das camisetas para as corridas.

E aproveitando o espaço, quem quiser conferir a classificação do Campeonato de Corrida de Rua, ele está disponível aqui mesmo no blog, na barra lateral.

Um abraço a todos, e bons treinos.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

CAMISETAS PARA AS CORRIDAS.

Olá pessoal. Essa será a nossa camiseta para as corridas de rua.

Para quem confirmou o interesse, estou esperando o pagamento para efetuar o pedido das mesmas. Quem ainda não se decidiu por favor entre logo em contato.

Um abraço a todos, e bons treinos.

CAMPEONATO DE CORRIDA DE RUA

Olá corredores! Com o apoio da AFFEMAT, SAAFEMT, SINFATE, SINPAIG e SIPROTAF  conseguimos fechar a premiação para o 1° CAMPEONATO FAZENDÁRIO DE CORRIDA DE RUA.

Os primeiros colocados, tanto no masculino quanto no feminino receberão a seguinte premiação:

1° Colocado - TV LCD 32"
2° Colocado - iPod Nano
3° Colocado - Monitor Cardíaco

Além disso, serão sorteados vale compras em uma loja de material esportivo. Quanto  mais corridas vocês participarem, maior será a chance de ser premiado.

Então, bons treinos a todos!