quinta-feira, 28 de julho de 2011

Corrida de obstáculos: o desafio de correr em Cuiabá


"Cuiabá é a Capital das corridas de rua"
Wilson Santos. Ex-prefeito e comediante

     Cuiabá é uma cidade que maltrata seus corredores. E não estou nem falando dos 32 graus à noite ou umidade relativa abaixo dos 20%. Estou falando do asfalto em que pisamos (ou da falta dele).

     Não há ciclovias ou pistas para caminhadas nas ruas e avenidas.
     Pedestres, corredores, ciclistas e carros estacionados disputam o curto espaço das calçadas. Mas quem ganha essa disputa são os buracos, desníveis, muretas, pedras, placas, caçambas e outros obstáculos. E, se pra quem corre ou caminha já é complicado, imagina para quem tem dificuldade de locomoção. Acessibilidade é direito de todos? Parece que aqui, não.
     Se a prefeitura não tem responsabilidade pela construção e manutenção das calçadas, teria a de, pelo menos, fiscalizar e punir proprietários. Faltam recursos para fiscalizar porque não há aplicação de multas, o que aumentaria a arrecadação do município e serviria como medida educativa para os demais proprietários. Falta consciência, falta fiscalização.

     Quem desiste de correr em zigue e zague vai pela rua, sofre sério risco de ser atropelado. Como o corredor está em local que não lhe pertence, a lei da “gentileza gera gentileza” é substituída pelo “olho por olho, dente por dente”. Falta educação e conscientização para motoristas, ciclistas, motociclistas, corredores e pedestres.

     Ok, temos os (poucos) parques. Locais destinados especificamente para a prática esportiva, lazer e convívio com a natureza para você e toda a família. Só que a gente trabalha, né? Então, corre pro parque logo cedinho ou depois do expediente.
     Mas e a iluminação? E a segurança? Recentes casos de ataques no Okamura, na Lagoa Encantada e no Mãe Bonifácia, tem afastado os madrugadores. Os notívagos, nem se fala, porque, sem iluminação, os parques fecham com o pôr-do-sol.
     Faltam parques, falta infra-estrutura e, principalmente, falta segurança.

     Finalmente, temos as pistas de atletismo da UFMT e do 44o. batalhão. São áreas de instituições que não teriam por obrigação ceder espaço para a prática esportiva para a população, mas acabam fazendo justamente pela ausência de locais apropriados para esse fim. Ainda assim, são pistas que ficam sempre lotadas. De gente, de poeira e de terra. Se o treino é na pista, pegue seu tênis velho, porque lá vem sujeira.

     O termo da moda é “mobilidade urbana”. Nos projetos para 2014, temos várias e várias ciclovias (contei nove) incluídas que prometem resolver também essa questão.
     O grande receio é o de que na execução das obras, por economia de recursos ou de tempo, isso seja deixado de lado novamente. Isso já aconteceu na duplicação da rodovia Cuiabá-Chapada.

     Então, é torcer pela boa vontade alheia e para tudo dar certo. Enquanto isso, corra, mas com cuidado.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

XIII Corrida e IX Caminhada da Polícia Militar "Tenente Neteslau"

 Pessoal,

    No dia 21/08/2011, vai ocorrer a tradicional Corrida da PM, popularmente conhecida como "Homens do Mato" (nunca soube o porquê desse nome) e, oficialmente como "XIII Corrida Tenente Neteslau".
    A largada será no batalhão da PM da 15 de novembro (porto) e chegada no Quartel Geral do Comando da PM (final da avenida do CPA), com percurso de 10km, com subidas consideráveis.
    A organização dessa corrida não é das melhores, mas dá pra participar. No ano passado, a corrida contou com um clima que ajudou (frio), com boa distribuição de água, sem atraso na largada, mas péssimo isolamento do trânsito. O trânsito foi liberado antes do previsto, fazendo com que alguns atletas, que ficaram mais para trás, abandonassem a prova. Não era o que esperávamos de uma prova organizada pela própria PM.
    Nesse ano, paralelamente ocorrerá a caminhada, que pode ser uma boa opção para os acompanhantes.
    De qualquer forma, a corrida contará pontos para o nosso campeonato. Maiores informações sobre inscrições, em breve.



Corrida: Homens do Mato
Data: 21/08/2011 8:00h
Distância: 10km
Dificuldade do percurso: Moderado
Vale pontos para o campeonato? Sim.

Bons treinos.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Aquecimento, pra que te quero?

Faltam poucos minutos para a largada de mais uma corrida. Você se posiciona entre os corredores; a ansiedade aumenta e a adrenalina está nas alturas. O pensamento é de fazer uma boa corrida, e, quem sabe, melhorar sua performance.

Depois de muita expectativa é dada a largada. A maioria sai num ritmo forte, impulsionado, principalmente, por aquela empolgação inicial. O ritmo, que no início parecia fácil, aos poucos fica mais difícil, a respiração ofegante, e vem aquela sensação, de que, daquele jeito não vai dar pra terminar; parece que falta algo. E pode estar faltando sim... Aquecimento.

Sim, ele mesmo, e não me refiro ao alongamento, e sim, Aquecimento.

Quando estamos em uma posição neutra, ou de pouco gasto energético, a demanda do músculo por oxigênio é uma, já quando iniciamos uma atividade vigorosa e constante, como a corrida, essa demanda é outra, e muito maior.

Nas provas em que participamos geralmente uma professora é contratada para ministrar alguns alongamentos, e isso é vendido pela organização, como aquecimento, e que nos deixaria prontos para iniciar a corrida. Essa é a função deles, faz parte do jogo, e é legal para o evento, mas sozinho... Não Funciona.

Os alongamentos, podem sim ser benéficos, atuando principalmente, na prevenção de uma possível lesão. Agora, o que vai realmente te ajudar é um Aquecimento bem feito. Mas, por quê?

Como dito anteriormente, a demanda por oxigênio durante a corrida é muito maior do que quando estamos parados. E para o O2 chegar até os músculos ativos durante a corrida, é necessário que haja um aumento do fluxo sanguíneo até a região. Mas isso não acontece de uma hora para outra. O corpo precisa de certo tempo para realizar essa adaptação (muitas vezes, não nos sentimos melhor no meio, do que no início de uma corrida?).

Por isso, antes da corrida é essencial realizar, em média, 10 a 15 minutos de um trote leve, seguidos de alguns tiros rápidos de 50 – 80m. Ao final dessa série, aí sim, poderão ser realizados alguns alongamentos.
Isso será o suficiente para aumentar o fluxo sanguíneo para os músculos atuantes durante toda a corrida, deixando-o pronto para mudar aquela história no começo do texto.

Deve ser dada atenção especial em dias de frio. Nessa condição, os vasos sanguíneos estão mais constringidos, ou seja, a circulação sanguínea está mais “apertada", mais “difícil”. Sabendo-se que, durante o exercício é essencial o aumento do fluxo de sangue para o tecido muscular, há a necessidade da dilatação dos vasos, que é facilitada quando ocorre o aumento da temperatura corporal, e que pode ser conseguida através do aquecimento. Além disso, essas medidas também ajudam a prevenir contusões musculares, que são muitos comuns em baixas temperaturas. Por isso, pode ser necessário um tempo maior dedicado ao aquecimento.

Sempre é bom ressaltar, que essas são orientações gerais, e que para melhores resultados, deve-se seguir o princípio da individualidade, pois nem sempre o que funciona com uma pessoa, é regra para todos.

Caso tenham alguma dúvida, ou queriam algumas dicas, podem se manifestar deixando o recado na caixinha de comentários, que estou à disposição para ajudá-los.

Abraço a todos e bons treinos.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Corrida Esperança

    Como parte da campanha Criança Esperança, a globo/Yescom estão organizando a Corrida Esperança em Cuiabá e mais 11 capitais pelo Brasil. A largada será às 8h do dia 14/08/2011.
    O percurso da corrida ainda não está definido.
    O custo de inscrição é R$ 35,00 e não contará pontos para o nosso campeonato.
    De qualquer forma, é um bom treino e todo o "lucro" do evento será repassado para o Criança Esperança.
Maiores informações e inscrições aqui.

Para se organizar, calendário das próximas Corridas em Cuiabá:
14/08/2011 - Corrida Esperança
21/08/2011 - XIII Corrida e IX Caminhada da PM "Tentente Neteslau"

quinta-feira, 21 de julho de 2011

É tempo de Cronômetros, Monitores e GPS´s

    O ser humano é competitivo por natureza. Seja uma Rosely correndo atrás da Taís, um Anderson correndo atrás do Henrique (e olhando pra trás porque lá vem um Willian), um Raphael correndo atrás do Jean ou um Jean correndo atrás de qualquer um que esteja em sua frente, queremos sempre vencer. Ainda que o adversário a ser batido, na maioria dos casos, sejamos nós mesmos.
    Quem não gosta de terminar uma corrida e saber que melhorou seu tempo?
    Enfim, tudo isso pra dizer a obviedade de que um bom companheiro pra dizer se está no caminho certo é o relógio.
    Essencial nos treinos e nas corridas com resultados finais suspeitos, seja ele simples ou cheio de recursos
    O objetivo do post dessa semana é mostrar algumas opções. Por questões de espaço, limitei-se à alguns. Se quiser complementar alguma sugestão ou experiência com seu modelo, por favor, comente.

Modelos:

  • Astral, sensitivo ou espírita
    Trata-se da ausência completa de qualquer equipamento de cronometragem ou marcação. O tempo é medido pela posição dos astros, sombras das árvores, contagem mental ou o horário que o carteiro passa. Desvantagem é a completa imprecisão e a não saber se está melhorando ou não. A vantagem é que você não gasta dinheiro com esse tipo de besteira e pode guardar seu rico dinheirinho no colchão.
    Eu ia batizar esse modelo de Tio Patinhas, mas até o velho pão-duro tem seu relógio de bolso.

Vôvo vai sentir falta
  • Seu relógio do dia a dia
    Uma situação um pouco melhor que a anterior. Trata-se de adaptar o seu bom e velho relógio na sua rotina de treinos. O problema é quando o relógio não é digital. Tenho um ou dois amigos (Otacílio e Raphael) que não vou revelar o nome que são adeptos dessa técnica.
    A vantagem é que você economiza ainda mais suas ricas moedinhas. A desvantagem é que vai acabar por desgastar seu relógio do dia a dia com suor e poeira.
    Sem contar que um relógio analógico e nada é quase a mesma coisa.
    Menos pior é roubar o relógio digital do restart do seu filho. Que, além de marcar seu tempo com boa precisão, ainda preserva o velho relógio analógico do seu avô.

Oregon SE128 (R$ 100)
  • Monitores Cardíacos
    Trata-se de uma cinta que é utilizada na altura do peito e que “comunica-se” com um relógio de pulso aparentemente normal. Ali, além de tempo, são visualizados os batimentos cardíacos.
    Ou seja, dá pra acompanhar a melhoria de sua performance e esforço*.
    Existem modelos de monitores para todos os gostos e bolsos. Com preço variando de R$ 80 a R$ 600, dependendo da quantidade de recursos disponíveis.
    O mais simples (e barato) que conheço é o Oregon SE128. Nada mais do que o essencial. Hora, cronometro, batimentos e luz para seu treino noturno.
    Os mais famosos são os modelos da Polar. De fato, a cinta da Polar é bem confortável e fácil de lavar (até que de marcas mais caras), mas você acaba pagando mais caro pela fama de “melhor monitor do mercado”.     É uma boa marca, mas pelo preço você pode investir em um modelo com mais recursos.

  • Sensores de velocidade (foot pod)
    Além das funções do monitor cardíaco, alguns modelos ainda possuem um “sensor” de velocidade que você coloca no tênis. O bom é que você pode ter uma boa noção de velocidade e de distância percorrida. Geralmente, esses modelos já possuem mais recursos, como a programação de um “parceiro virtual” (comparando a sua velocidade com o de um parceiro programado durante o treino ou corrida), controle por voltas e outras frescuras.
    A desvantagem é que você precisa “calibrar” o sensor e ele não é tão preciso (tem uma margem de erro de + ou - 5%).
    O preço deve variar entre R$ 600 e R$ 900.
    O modelo que eu uso é o Garmin FR60. Quebra um galho.Outras opções são da Suunto  (T6)  e da própria Polar (RS300x).
Atualização: Dica do Jean: Nike Sportband por R$ 349,90. Bem em conta, mesmo.

  • GPS de pulso
    Chique e da moda. Nada como correr com aquela voz dizendo “vire à direita!”.
    Os GPS´s são o estado da arte na tecnologia para os treinos e corridas. Contemplam todos os recursos que falamos anteriormente, mas com a vantagem da orientação por satélite. Velocidade, altimetria e distância percorrida com precisão. E um mapinha do seu trajeto para ser baixado para seu computador ao final do treino.
    E ainda vai dando choquinhos pra te ajudar a correr mais rápido. (Nem tanto, né?)
    Mas as desvantagens também conformam os que ainda não os possuem. São caros. de R$ 700 a R$ 1.200. A bateria costuma durar pouco também. Você precisa recarregá-lo (numa porta usb comum) de tempos em tempos.
    Os modelos mais famosos são da Garmin (FR 210 e 310XT) e da Polar (RS300X).
Atualização: Dica do Henique. Modelos 305 e 405 da Garmin.


* Para saber como utilizar melhor essas informações, aconselho a procurar um especialista em medicina esportiva ou educador físico.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Indicação Premiada

Olá pessoal, como havia dito em um post anterior, divulgaria hoje uma nova ação para o nosso grupo de corrida. Então, vamos ao que interessa.

Os integrantes da Sefaz Runners, que já tiverem participado de uma corrida esse ano, e indicarem uma pessoa para participar da Corrida do Carteiro, concorrerão a um brinde que será divulgado na semana que vem. Para definir esse brinde, realizaremos uma enquete, e a opção mais votada será o prêmio a ser sorteado.

A enquete entrará no ar na sexta-feira de manhã, e até lá vocês terão tempo de comentar e sugeir possíveis brindes: mochila, camiseta, bermuda, monitor cardíaco, boné etc.

Para participar do sorteio, não bastará indicar uma pessoa, será necessário que ela participe e termine a corrida. E além daquele que for sorteado, o indicado por ela, também ganhará um brinde.

Como a corrida será apenas em Setembro, quem você indicar terá tempo suficiente para treinar e conseguir concluir a prova. Então, usem a lábia de vocês, mostrem aos colegas os benefícios que já tiveram com a prática da corrida. Vamos participar, e ajudar a fortalecer, cada vez mais, a nossa equipe!

Agora, pelo menos nesse post, comentem. Conto com vocês.

Abraço a todos, e bons treinos.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Motivos para Correr

Olá pessoal, começando minha contribuição semanal, trago um artigo publicado na revista Runner's World, e escrito por Matt Barbour, que cita alguns motivos para corrermos. Espero que gostem.

1 - Diga adeus à barriga.  Pesquisadores da Universidade de Dublin (Irlanda) afirmam que um adulto de 63 kg queima 391 calorias em meia hora de corrida intensa; em comparação, ao pedalar ele gasta 277 calorias e, ao jogar tênis, 272 kcal. Tradução: você seca a barriga até 40% mais rápido.

2 - Ossos à prova de bala. Quinze minutos de trote leve, três vezes por semana, são tudo o que você precisa para reduzir em até 40% o risco de desenvolver osteoporose quando tiver mais idade, de acordo com a National Osteoporosis Society, do Reino Unido.

3 - Chegue lá.  Alguns corredores estabelecem metas de distância ou tempo.  Outros se concentram na saúde e no peso, e muitos correm só para relaxar. Correr contribui para você alcançar qualquer objetivo que planeje.

4 - Pense mais rápido. Pesquisadores da Universidade de Illinois (Estados Unidos) descobriram que, quando a corrida produz um aumento de apenas 5% no condicionamento cardiorrespiratório, o resultado é uma melhoria de até 15% nos testes mentais.

5 - Funcione melhor. Especialistas da Universidade de Bristol (Reino Unido) dizem que os benefícios da corrida alcançam níveis profundos. 'A atividade física contribui para diminuir o tempo que a comida leva para mover-se pelo intestino, limitando, assim, a quantidade de água absorvida de volta para o corpo; isso torna o bolo fecal mais macio e fácil de passar', diz o gastroenterologista Ken Keaton.

6 - É a atividade para todos os tipos de clima. Chuva, frio, sol, vento - não existe desculpa para não sair para correr. Esteja você com pouca roupa, esteja todo encapotado, encare como outro desafio.  É uma atividade para climas imprevisíveis!

7 - Fique feliz. 'Quando você faz exercícios leves a moderados, libera endorfinas naturais que traduzem bem-estar e reforçam a luta contra o estresse, além de literalmente deixarem você feliz', afirma Andrew McCulloch, presidente da Mental Health Foundation, fundação norte-americana para a saúde mental.

Olhem a Vilma, não parece estar feliz?
8 - Seja o dono do mundo. Correr nas primeiras horas do dia traz experiências que vale a pena aproveitar. Enquanto o resto do mundo dorme, você é o primeiro a pisar naquela pista ou trilha; além disso, as ruas desertas são só suas, para você assistir ao glorioso nascer do sol sem os barulhos da cidade para atrapalhar.

9 -  Junte-se ao clube dos dorminhocos. Pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford (EUA) pediram a pessoas sedentárias e cronicamente insones que trotassem por 20 a 30 minutos dia sim, dia não. O resultado? O tempo que levavam para adormecer caiu pela metade e o tempo de sono aumentou em quase uma hora.

10 - Desamasse. É possível reduzir os sinais do envelhecimento correndo regularmente. 'O aumento da circulação leva oxigênio e nutrientes de forma mais eficiente até as células da pele, ao mesmo tempo que expulsa as toxinas prejudiciais', diz o médico britânico Christopher Payne. 'Os exercícios criam o ambiente ideal para melhorar a produção de colágeno que dá suporte à pele, ajudando a diminuir a aparência enrugada.'


11 - Mantenha o médico a distância. 'Os exercícios moderados ativam mais as células do sistema imunológico, de forma que estejam prontas para combater as infecções', diz Cath Collin, diretora do setor de nutrição do Hospital St. George, em Londres. Em pesquisas feitas pela Universidade da Carolina do Norte (EUA), pessoas que corriam de forma leve por apenas 15 minutos, cinco dias por semana, ficavam metade dos dias de molho por doença.

12 - Ultrapasse a morte.  Pesquisadores da King's College, em Londres, compararam mais de 2400 gêmeos idênticos e descobriram que aqueles que corriam o equivalente a apenas meia hora de trote por semana eram nove anos 'biologicamente mais jovens'.
  
13 - Você pode querer ser um craque em várias modalidades, e a corrida é a aliada perfeita para ser um atleta melhor. Seja para manter-se em forma, como o campeão de F1 Lewis Hamilton, seja para enfrentar 12 rounds no ringue, como o boxeador 'Sugar' Ray Leonard, a corrida ajuda em todos os outros esportes.

14 - Faça a Diferença. Milhões de corredores no mundo inteiro transformam sua determinação em esforço para levantar fundos para causas humanitárias.  E também há várias provas no Brasil destinadas a esse propósito.

15 - Medalhas são legais. E essas coisas não são apenas para os olímpicos. É você só entrar numa prova e terminá-la, e terá suas próprias medalhas para enfileirar na estante, como prova do seu esforço.

Tati e Rodrigo, orgulhosos.
16 - Crie mais.  Escritores, músicos, artistas e todos os outros tipos de profissionais criativos utilizam a corrida para combater bloqueios mentais e tomar decisões inadiáveis.  Os créditos ficam por conta do fluxo de oxigênio na massa cinzenta justamente na hora mais importante, ativando os neurônios e dando um tempo para você arejar as idéias longe da bagunça da 'vida real'.
  
17 - Melhore no sexo. Um estudo da Universidade Cornell (EUA) concluiu que os corredores têm vigor sexual de homens dois a cinco anos mais jovens. Já as corredoras atrasam a menopausa por tempo semelhante. Enquanto isso, pesquisa feita pela Universidade de Harvard (EUA) descobriu que homens acima de 50 anos que correm pelo menos três horas pro semana têm risco de impotênica 30% menor que os que fazem pouco ou nenhum exercício.

18 - Troque de vício.  A corrida pode substituir dependências prejudiciais, como o fumo, o alcoolismo ou o excesso de apetite, diz William Glasser, autor do livro Positive Addiction ('Vício positivo', sem edição em português). Resultado: você se torna uma pessoa mais feliz, mais saudável, com um tipo de vício que só acrescenta coisas boas.

19 - Entregue-se à vontade de explorar. Não existe jeito melhor de conhecer uma nova cidade que correr pelas ruas.  Além de dar a você uma noção do lugar, irá energizá-lo após a corrida, zerar seu relógio biológico para qualquer fuso e proporcionar a chance de observar os habitantes locais.

20 - Acabe com o tédio. A tarefa mais mundana pode se transformar em treino de corrida - desde devolver os DVDs na locadora até levar o cachorro para passear. De repente, toda jornada adquire um propósito duplo que você vai amar (e isso é o que importa!).

21 - Cheiro de tênis novos. Você leu as opiniões dos especialistas, conversou com colegas corredores, experimentou nos pés e testou os três melhores pares, até fazer a escolha. Agora estão aí, nas suas mãos. É o início de um lindo relacionamento.

22 - Um novo percurso. E a alegria de descobri-lo.  Hoje você resolveu virar à esquerda em vez de ir à direita, e de repente deu de cara com uma rua diferente e um pouco daquela quietude que você achava que não existia mais. Então imagine quantos outros caminhos estão aí esperando para serem descobertos...

23 - Os números não mentem. Não há espaço para a desonestidade na corrida, de distâncias a tempos.  O que você doa de si é o que vai receber.

24 - Aquela sensação de ter batido um RP (Recorde Pessoal). Note que o 'P' aqui é de 'pessoal' - você estabelece os limites, você faz o esforço e você obtém os resultados. Saboreie.

Jean e Anderson em Floripa.
25 - Ver o mundo. Correr permite a você viajar pelos quatro cantos da Terra em nome do esporte. Das maratonas de Nova York e do Rio de Janeiro até aquelas perto da sua casa, que você nem sabia que existiam, a corrida é um verdadeiro portal para as jornadas.

26 - Você ganha um aliado.  Todos passamos por fases na vida e épocas em que corremos menos. O trabalho está exigindo mais, apareceu um problema na família que exige sua atenção, ou mesmo você saiu de férias. Não tem problema: a corrida se adapta facilmente às suas idas e vindas. E o melhor de tudo é que ela está sempre ali para ajudá-lo a aguentar o tranco.

27 - Turbine os pulmões. Enquanto corre, um adulto utiliza dez vezes mais oxigênio do que precisaria se estivesse sentado na frente da TV pelo mesmo período. Com o tempo, o hábito de correr vai fortalecendo o sistema cardiovascular e permitindo que o coração e os pulmões trabalhem melhor, mandando mais oxigênio para as áreas que mais precisam, de forma mais rápida. Isso significa que você pode fazer mais exercícios com menos esforço.

28 - Proteja seu coração. Estudos da Universidade Purdue (EUA) mostraram que o hábito de correr pode diminuir pela metade o risco de doenças coronárias.

29 - Correr dá barato (e não é contra a lei). Comparando o mapeamento cerebral dos corredores antes e depois da atividade, neurologistas da Universidade de Bonn, na Alemanha, encontraram evidências de mais ligações dos receptores opioides da endorfina (hormônio da felicidade).  Essas ligações foram verificadas nas regiões frontal e límbica do cérebro, conhecidas por sua relação com o processamento das emoções e o estresse.
  
30 - Queime mais gordura. Mesmo após correr por 20 minutos ou meia hora, você pode estar ainda queimando uma quantidade maior de calorias totais', diz o médico Mark Simpson, pesquisador da Universidade Loughborough (Reino Unido).

31 - Salve sua vida.  Um grupo de corrida é ótimo para fazer amigos.  Estudo de nove anos feito pela Universidade de Harvard (EUA) descobriu que as pessoas que têm mais amigos reduzem em mais de 60% o risco de morrer, pois sua pressão sanguínea é menor, e o sistema imunológico, mais forte.

32 - Passe um tempo de qualidade com a família.  A corrida é uma das poucas atividades que vocês podem fazer todos juntos, já que não requer aptidões nem habilidades. O caçulinha pode ir num carrinho empurrado por pais e avós em forma, a filha adolescente pode acompanhanr de bicicleta...
Jamil, e seus 62 anos.

33 - Discipline-se.   A prática leva à perfeição, tanto na corrida quanto na vida.  Os indivíduos mais bem-sucedidos são aqueles com talento moderado e quantidades enormes de disciplina. Cumprir a planilha e ver os resultados vai fazê-lo planejar melhor todos os seus projetos.

34 - Não há derrotados.  mesmo chegando em último, você recebe aplausos da torcida. Merecidamente. Afinal, foi quem passou mais tempo correndo.  Existe outro esporte em que os lerdos são tão aplaudidos quanto os vencedores? A corrida é para todos!
  
35 - Nunca se aposente. Alguns esportes têm um limite de idade após o qual se penduram as chuteiras. A corrida não, pode ser feita aos 70, 80, 90...

36 - Você está no controle. Sejam quais forem as pressões no seu trabalho ou na vida pessoal, é você quem estabelece o quanto quer correr.  É possível encaixar um treino rápido antes do amanhecer ou uma corrida leve na hora do almoço, para espairecer. Dá para correr até mesmo à noite, para desestressar. Você decide.

37 - Ajude o bebê.  Siga o exemplo da britânica Paula Radcliffe, recordista mundial da maratona. Pesquisadores da Universidade de Michigan (EUA) descobriram que as futuras mamães que se exercitam durante a gravidez terão um parto mais fácil e livre de complicações e se recuperarão mais rápido - e têm humor melhor na gravidez.

38 - A corrida é sua terapia. A corrida é sua terapia.  Não há jeito melhor de fugir das pressões e do estresse que calçar os tênis e simplesmente sair para correr. É só você e a rua - tempo para organizar a vida, solucionar questões e, invariavelmente, terminar o exercício sentindo-se melhor do que quando começou.
Otacílio e Aldemir

39 - Marque uma massagem. Depois da corrida, nada supera a indulgência de uma massagem para dar aquela sensação de relaxamento e flutuação.

40 - Tamanho não é documento. Correr é uma atividade ótima para todos os tipos físicos. Não há impedimento para tentar.

41 - É uma jornada.  Você nunca sabe o que vai encontrar.  Não sabe com quem, ou o que, irá deparar. E não imagina os pensamentos que podem surgir. A corrida de hoje pode mudar sua vida de jeito que você nunca imaginou quando estava amarrando o cadarço do tênis.

42 - É de graça.  Tudo o que você precisa é um par de tênis, shorts e camiseta.

Abraço.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Mudanças...

Olá pessoal,

depois de mais de um ano da criação da equipe Sefaz Runners e do nosso blog, chegou a hora de darmos uma renovada, dar um passo, ou algumas passadas adiante.

Uma parte dessas mudanças são apenas ideias, mas que logo se tornarão realidade. Já outras estão no processo de construção, enquanto que algumas estão se tornando realidade. A primeira delas se refere ao blog, que queremos tornar mais ativo, interativo e com mais conteúdo, tanto em quantidade como em qualidade.

Por isso, além dos tradicionais posts com avisos e notícias sobre as corridas e o Campeonato de Corrida de Rua, teremos artigos sobre o mundo da corrida em geral, abordando assuntos como treinamento, nutrição, psicologia esportiva,  entre outros.

E para manter a disciplina e o comprometimento, quero compartilhar com vocês como irá funcionar. A princípio temos 3 colaboradores fixos, no caso eu, o Ricardo, e a Bruna.

Na minha responsabilidade ficam artigos semanais (toda terça-feira) que tratarão principalmente sobre treinamento, adaptações relativas à corrida, saúde, entre outras; mas sempre com uma linguagem bem clara e de fácil compreensão.

Já nosso colega Ricardo, como apaixonado por corrida, ficará com textos de assuntos gerais. Na verdade, do que vier a cabeça dele e que tenha relação com nosso esporte. Toda quinta-feira teremos novidade.

E por último a Bruna como psicologa, e amante da corrida, trará textos sobre motivação, psicologia esportiva e outros assuntos do ramo. A sua colaboração será quinzenal.

Mas adianto uma coisa, nem sempre os artigos serão de nossa autoria, em algumas oportunidades postaremos artigos que lemos e que gostaríamos de compartilhar.

E como disse no começo do texto, gostaríamos de mais interatividade, e isso se passa muito por vocês, que podem fazer seus comentários à vontade, colaborando conosco e enriquecendo o conteúdo do blog. E caso algum de vocês queira postar algo relativo à corrida, é só entrar em contato que disponibilizamos o espaço.

Indo ao que interessa, havia dito que meus posts serão publicados toda terça-feira, ou seja, hoje é dia de post. Então, garanto que na parte da tarde terão um post bem bacana.

E por último, como parte desse "upgrade" que está por vir, quarta-feira será divulgada uma ação bem legal que faremos, para dar mais um estímulo a nossa equipe.

Abraço a todos e bons treinos.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

A meia maratona chata, fria e cheia de argentinos. Vamos?


    Já há algum tempo estou a missão de escrever um texto "cativante" sobre a meia de Buenos Aires. Ingrata missão.
Só lembranças agradáveis dos hermanos
    Não pelo fato de ter que fazer propaganda de um evento portenho em terra canarinhas, mas sim por acreditar que a motivação de cada um para participar de uma prova dessas é algo muito pessoal.
    Procurei então relacionar os principais atrativos que pudessem motivar a participação dos amigos, assim como me motivou à estrear na distância no ano passado e querer repetir a dose nesse ano.

    Pensei em três coisas. A meia maratona de Buenos Aires é chata, fria e cheia de argentinos.
Por incrível que pareça, são coisas boas. Explico.

É chata.
Na altimetria, apenas.
O percurso é praticamente plano. Lembro-me apenas de uma pequena e curta subida na saída de um túnel durante o trajeto.
Pra quem vive reclamando das ladeiras, subidas e pirambeiras cuiabanas, taí o primeiro motivo pra ir pra lá.
O percurso também passa por bairros históricos e vários locais turíscos de Buenos Aires. Legal, muito legal.

É fria.
Na temperatura, é claro.
Na hora da largada, a dúvida é sobre correr de camiseta de manga curta ou longa. Apesar de alguns exagerados de gorro e luvas, dá pra correr camiseta normal sem passar frio. O cuidado deve ser com um aquecimento mais caprichado.
Para quem torra no nosso sol e vive exibindo o bronzeado em forma de regata, motivo número dois.
De tantos em tantos km, um palco é armado com alguma atração musical. De rock à MPB, hip hop e música argentina. Pra esquentar sem precisar passar calor.

É cheia de argentinos.
Essa é a mais difícil. Mas, tentarei.
Aqui em Cuiabá, um dos grandes diferenciais da Corrida de Reis sobre as outras corridas é justamente a participação de público que assiste e apóia, certo?
Lá, durante todo o longo trajeto, a platéia é intensa. Atraído talvez pelas bandinhas nos palcos, ou apenas para torcer e apoiar os corredores, o pessoal aplaude, grita e incentiva. Mesmo os brasileiros.
Ainda assim, a meia é cheia de brazucas também. Ano passo, de 10 mil corredores, estima-se que quase mil eram brasileiros. Achei até gente de Cuiabá no meio da muvuca.
Já esse ano, ouvi dizer que vou encontrar alguns daqui da SEFAZ. Assim espero.
E, eu nem posso falar que a corrida vai estar cheia de argentinas, senão minha esposa não me deixa ir.


Convenceu-se à nos acompanhar?

Então, pra finalizar, decore o parágrafo abaixo. Recite-o pra quem não entender essa história de você ir pra tão longe pra correr tudo isso.

Buenos Aires é uma bonita cidade para visitar, principalmente se estiver acompanhado. Além de correr, é bom pra passear, comer, beber e comprar. E tudo com um preço baixo, pois o Real está bem valorizado em relação ao peso argentino.”

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Corrida do Carteiro é adiada

     Pessoal,

        Segundo informado pela organização (Correios), a Corrida do Carteiro inicialmente prevista para 24-07 foi adiada para o dia 04-09.

       Os procedimentos de inscrição permanencem inalterados, embora tenhamos um tempo maior para a preparação.

      Se houverem novidades nesse meio tempo, avisaremos.

Abraços e bons treinos.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Circuito Nacional de Corrida do Carteiro - Etapa MT

     Olá pessoal,

      No dia 24/07 04-09 (8h), o pessoal dos Correios realiza a Etapa MT do Circuito Nacional de Corrida do Carteiro. São 11,3km (oficialmente, 10km) disputados em solo varzeagrandense e cuiabano, passando por duas das principais pontes (Sergio Mota e Júlio Muller) que interligam as cidades.
       Tradicionalmente, é uma corrida muito bem organizada, com bons pontos de hidratação, cronometragem por chip e distribuição de frutas e medalhas ao final da corrida.

      Esse ano, a corrida vai contar pontos para o nosso campeonato.
      Para a inscrição, é necessário o preenchimento do formulário de inscrição, que já está disponível na GQV, e  deixar uma lata de 500g (ou duas de 250g) de leite em pó que, será doada para entidades filantrópicas.

Até lá.


Atualização:
ATENÇÃO!!
Pessoal, a corrida foi adiada para o dia 04-09. As inscrições ainda serão feitas pela GQV até o dia 26-08.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Resultado Pronto

Olá galera, já está disponível o resultado da Corrida Dante de Oliveira. Como já sabem, é só clicar na barra lateral para visualizar.

Abraço a todos e bons treinos.

terça-feira, 5 de julho de 2011

Resultado da Corrida

Olá pessoal, já foi liberado o resultado da Corrida Dante de Oliveira. Vou tentar postar essa tarde a nossa classificação da corrida e do campeonato. Não garanto que sai pela tarde porque viajo pela Sefaz amanhã e volto apenas quarta que vem. Mas na pior das hipóteses, essa madrugada o resultado estará disponível.

Além disso, já estão sendo feitas inscrições da Corrida do Carteiro, que esse ano será válida para o nosso campeonato. Vou tentar mais informações para postar hoje ainda.

No período que estiver ausente, vou tentar manter as atualizações do blog.

Abraço a todos e bons treinos.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Vamos Participar!

Olá galera, como vocês viram no post anterior, este sábado às 8:00 da manhã, será realizado a Caminhada em comemoração aos 100 anos da Sefaz.

E esse é o momento de prestigiarmos e darmos o exemplo. Assim como participamos com a maior dedicação das Corrida de Rua, vamos nos dedicar a esse evento que a Sefaz está proporcionando a seus colaboradores.

E nosso papel não se restringe a apenas participar, mas também a agregar. Cabe a cada um de nós, membros da Sefaz Runners, ser um facilitador, um multiplicador. Então deixo aqui uma função para todos vocês - que participem, e além disso convoquem, incentivem seus colegas de trabalho, amigos e os familiares.

E como disse antes, vamos dar o exemplo, pois além de abrilhantar o evento, temos a oportunidade de "nos mostrar", e quem sabe conseguir coisas melhores para nosso grupo de corrida.

Então fica a missão para cada um de nós. Participe e incentive o próximo!

Conto com vocês!

Abraço a todos e bons treinos.

Caminhada dos 100 anos da Sefaz

Estão abertas as inscrições para a Caminhada dos 100 anos da Sefaz

Estão abertas as inscrições para a “Caminhada 100 anos Sefaz”, evento que será realizado no dia 09 de julho (sábado), às 8h, no Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá. Os interessados devem acessar o hotsite www.sefaz100anos.com.br para fazer o preenchimento da ficha de inscrição. Os 200 primeiros servidores que realizarem a inscrição terão direito a uma camiseta e um squeeze (garrafa de água) personalizados entregues no dia da caminhada.Todos os presentes estarão concorrendo ao sorteio de uma bicicleta e diversos kits cosméticos e brindes. Além da caminhada, estão previstas diversas apresentações culturais para o dia, entre elas a do coral da Sefaz.

“A saúde do servidor é um fator fundamental para a continuidade da Sefaz. A caminhada tem um papel simbólico importante, tendo em vista todo o trajeto que o Fisco percorreu ao longo de sua história. Gostaria muito de ter a grande participação dos servidores fazendários nesse dia, familiares e amigos, assim como foi na inauguração da Galeria dos Secretários, e no lançamento do selo e carimbo comemorativos ao Centenário da Sefaz”, destacou o secretário de Estado de Fazenda, Edmilson José dos Santos.

O ponto de encontro dos participantes será a Concha Acústica do Parque Mãe Bonifácia, onde serão realizadas diversas apresentações culturais e musicais dos talentos da Sefaz e convidados. Antes do efetivo início da caminhada, os presentes farão um exercício de alongamento com profissionais de educação física que explicarão a utilidade prática de cada exercício para evitar lesões.

Além dos servidores e colaboradores da Sefaz, todos os seus familiares e mesmo contribuintes estão convidados para participar do evento. Mais informações sobre a caminhada podem ser obtidas na Gerência de Qualidade de Vida da Sefaz, no telefone (65) 3617-2315.

Enviado por: Daniel Dino - ASC/Sefaz-MT

domingo, 3 de julho de 2011

Fotos da Corrida Dante de Oliveira

Olá pessoal, já temos fotos da corrida Dante de Oliveira. Cliquem na imagem abaixo para acessá-las.


Abraço a todos.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Informações

Olá pessoal, como já sabem, a corrida Dante de Oliveira será realizada às 8:00 deste domingo, dia 3. Por isso, esse post tem o intuito de repassar algumas informações.

Cheguem cedo - nessa corrida será utilizado chip eletrônico, por isso é bom chegar com bastante antecedência, para encarar a fila de retirada do Kit, e conseguir colocar o chip e número de peito com calma. Além disso, a previsão do tempo para domingo é de frio, portanto é necessário que haja tempo para realizar um bom aquecimento.

Esse aquecimento não consiste apenas de alongamentos, que na verdade são a parte menos importante, o principal nessa hora é fazer um trote de 5- 10 minutos, seguidos de alguns piques de 50 -100 metros com velocidade mais alta. Com isso, ao iniciar a corrida, vocês estarão prontos para o esforço que terão pela frente.

Uniforme - Como já havia dito antes, reforço o pedido para que todos usem a camiseta que recebemos da Viva Vida. É importante para reforçar nossa imagem de equipe, e dar o retorno para quem investiu na gente.

Apoio da GQV - Nessa corrida, teremos a disposição um kit com frutas e gatorade para todos os membros da Sefaz Runners.

Precaução - Como já disse, essa corrida terá cronometragem por chip eletrônico, assim como a Corrida em comemoração ao anivesário de Cuiabá. Por isso, peço a todos, ou a quem puder, que cronometre o seu tempo. Com essa medida, caso tenhamos um ou outro problema com o tempo de alguém, será possível fazermos nossa cassificação sem maiores transtornos.

Além disso, lembrem-se de levar o documento de identidade e o comprovante de inscrição. Caso tenha me mandado o comprovante, pode deixar que eu mesmo levo.

No mais é isso. Caso tenham alguma dúvida, podem entrar em contato comigo.

Abraço a todos e até domingo.