terça-feira, 31 de julho de 2012

Métodos de Treino

Inúmeros são os motivos que nos levam a aderir a prática da corrida. Frequentes são as histórias de quem começou a correr para perder peso, ajudar a parar de fumar, prevenir hipertensão, ajudar a controlar o diabetes,  sair do sedentarismo, melhorar a qualidade de vida, etc.

Enfim, cada um tem seus motivos para dar os primeiros passos.

Mas algo que é interessante de observar, é que após algum tempo praticando a corrida, aquelas pessoas que começaram em busca de objetivos tão distintos, vão ficando cada vez mais parecidas.

Não correm mais apenas pela estética, pela qualidade de vida ou qualquer motivo que seja. Querem desafios! Querem ser mais rápidos. Querem ser sub alguma coisa. Qualquer segundo ganho em uma prova é uma vitória.

Também há aqueles que não se preocupam muito com o tempo final. Eles querem emoção, querem desafios maiores, cada vez maiores. Quanto maior for a distãncia percorrida, melhor. Para esses, desistir é um pecado mortal.

E o que fazer para atingir essas metas?

Treinar, ora bolas. Resposta simples e previsível.

Mas aí vem uma pergunta mais capiciosa. Como treinar? O que treinar? Quando treinar?

Ao contrário do que muitos pensam, o treino não consiste em apenas escolher uma distância e correr na maior velocidade com que suportarem. Para aqueles que não sabiam, existem diversos métodos de treinamento de corrida de rua.

Por isso, nos próximos dias/semanas abordaremos esse assunto. Explicaremos diversos tipos de treinamento que devem ser usados na rotina diária

No próximo post começa o primeiro artigo dessa série, que visa ajudar aqueles que querem se tornar melhores corredores.

Abraço a todos e bons treinos.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

13 Servidores em 2003

Bom, não teve muita graça. Eu tinha avisado que era fácil, e ainda por cima fui dar a dica que a resposta estava no blog. Não demorou muito tempo e a Luciane Mildenberger, que de boba não tem nada, remecheu os arquivos do blog e achou a resposta certa para a pergunta.

No ano de 2003, 13 esforçados servidores fazendários formaram aquela que seria a primeira equipe da SEFAZ na Corrida de Reis.

O link para a resposta é o seguinte: http://sefazrunners.blogspot.com.br/2010/12/2003-ate-aqui.html

Então, Parabéns para minha querida aluna. No próximo treino levo seu vale compra.

Abraço a todos e bons treinos.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

PROMOÇÃO

Olá pessoal, como é de conhecimento da maioria de vocês, o precursor das corridas aqui na SEFAZ foi o Jamil, que já é aposentado mas que continua participando das corridas conosco. Ele que sempre incentivou os servidores a participarem da Corrida de Reis e a terem uma vida mais saudável.

Por isso, queremos saber de vocês: Qual foi o primeiro ano da participação oficial dos servidores da SEFAZ na Corrida de Reis e quantos participaram? Que moleza, hein!?

Caso queira participar, é só deixar um comentário aqui no post com a sua resposta (só vale uma).

Aquele que acertar primeiro leva um vale compra de R$50,00 na loja Lups Esportes, que fica lozalizado no Comper aqui da Av.CPA. Caso ninguém acerte até o final da promoção, aquele que chegar mais perto leva.

E só uma observação. Vale o que está nos registros aqui da SEFAZ.

A promoção se encerra na segunda -feira e somente servidores da SEFAZ podem participar.

Abraço a todos e bons treinos.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Situação do Campeonato.

Jerzelito, enfim ele apareceu
Demorou um pouquinho (bastante), mas conseguimos o tempo líquido dos corredores da SEFAZ na Corrida Dante de Oliveira. Vocês podem conferir o resultado acessando os links na barra lateral aqui do blog. Também podem ver a classificação atualizada do 3° Campeonato Fazendário de Corrida de Rua.

Abre o olho, Rosely.
E falando do Campeonato, se no ano passado ninguém alcançava o Jean e a Taís, nessa edição 2012/13 a Rosely e esse que vos escreve não estão dando chances para nínguem. 5 corridas e 5 primeiras colocações.

Luciane Mildeberger e nosso amigo Jerzelito, que na Corrida da Infantaria enfim tirou uma foto com a galera, prometeram apertar o passo e na próxima corrida acabar com essa monotonia. Mas isso é na categoria ouro, porque como vocês já sabem, teremos vários campeões esse ano.

João José tranquilo na liderança.
Na categoria prata, João José, mais conhecido como JJ, caminha a passos largos e rápidos rumo ao título. Tenho uma ligeira desconfiança que ele vai  levar essa. E o que tá faltando de emoção na disputa da liderança está sobrando para ver quem vai ser o segundo colocado, nessa que deve ser uma disputa apertadíssima.

No momento, o Sebastião é que ostenta o segundo lugar, mas tem uma galera que vem logo atrás e que não está para brincadeira. Nessa última corrida, por exemplo, o Ricardo Crudo finalmente mostrou a que veio, deixando para trás o lider JJ e até o centenário Jamil, aproximando-se assim do bloco da frente.

Olha a cara de preocupação da Laís.
Outros que vem melhorando bastante e merecem destaque são o Fábio e o Valdemi. Não era pra contar, mas o Valdemi já me confidenciou que vai deixar o Fábio e o Elias comendo poeira na próxima corrida. Só quero ver...

Entre as meninas, tudo tranquilo também. Lais reinando na liderança e a Eliane no segundo lugar. Mas tem gente que se animar um pouco pode chegar. Não é, Clara?

Angelica, tem gente na sua cola.

Finalmente, a bronze, a categoria onde tudo pode acontecer. Até o momento Sidnei, mais conhecido como Sidão, e a Angelica lideram. Mas dou um conselho para vocês... Abram o olho!!! Ainda tem muito campeonato pela frente e o pessoal que tá atras pode vir atropelando. Não vou nem citar os nomes porque são vários.

 Fica esperto, Sidão.
E fora tudo isso, ainda tem a disputa pelo primeiro lugar nas faixas etárias.

E se o seu intuito seja apenas participar e estar junto com os amigos na corrida, tá ótimo também! Só não deixe de treinar.

Aguardamos todos vocês nas próximas corridas.

Abraço e bons treinos.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Corrida Dante de Oliveira

Olá pessoal, como já sabem esse último domingo foi realizada pela prefeitura de Cuiabá a Corrida Dante de Oliveira.

Confesso que eu tinha curiosidade para saber com seria o desenrolar da prova, já que foi essa mesma prefeitura que organizou a Corrida Pedeestre Bom Jesus de Cuiabá, que foi um desastre.

Para a nossa alegria a corrida foi bem organizada. A distribuição dos Kits era bem rápida, a largada saiu praticamente no horário, teve boa distribuição de água no percurso e ao final da corrida um kit com isotônico e uma barra de cereal, além de um copinho d'água.

Mas como nem tudo é perfeito, assim como nas corridas anteriores que tivemos por aqui, o resultado demora a sair, e quando sai vem só com o tempo bruto. E é aí que eu me pergunto: Se usamos o chip na corrida, por que não é divulgado o tempo líquido???

Sinceramente, é difícil de entender.

Nas últimas corridas eu consegui o tempo líquido por intermedio de um funcionário da empresa Tempo Certo, que é a que faz a cronometragem da corrida. Dessa vez vai demorar um pouco mais, e segundo ele, somente na segunda-feira ele vai conseguir me enviar o tempo líquido dos corredores aqui da SEFAZ RUNNERS.

Então, na semana que vem a classificação do Campeonato será atualizada.

Nessa corrida, tivemos novamente corredores da SEFAZ no podium. Seu Jamil e Rosely ficaram respectivamente em primeiro e segundo em suas faixas etárias. Parabéns aos dois.

Mas não foi somente eles que fizeram bonito. É impressionante quando comparo os tempos de um ano atrás com os de hoje em dia. A evolução foi enorme.

Ainda mais que esse ano a disputa ficou melhor, já que foi isntituído um sistema com 3 categorias diferentes, onde cada uma tem seu ranking. Dessa forma, todos podem almejar ficar perto dos primeiros lugares.

E mesmo que nessas categorias esteja difícil, ainda tem os primeiros lugares na faixa etária.

Então galera, vamos treinar. Quem sabe na próxima corrida vocês não conseguem ultrapassar quem está na sua frente?


Abraço a todos e bons treinos.

domingo, 15 de julho de 2012

Fotos da Corrida Dante de Oliveira

Olá pessoal, as fotos da Corrida Dante de Oliveira já estão disponíveis. É só clicar na imagem abaixo e conferir.


Abraço a todos e bons treinos.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Inscritos na Dante de Oliveira

Confesso que estou curioso para saber como será a corrida de domingo. Após termos 3 excelentes corridas - Aniversário de Várzea Grande, Infantaria e Homens do Fogo - será a primeira que a prefeitura de Cuiabá irá promover após a fatídica Corrida Pedestre Bom Jesus de Cuiabá.

Vamos torcer para que eles se preocupem um pouco mais com a organização e o bem estar dos corredores.

Aqui na Sefaz os inscritos para a corrida (os que me avisaram) são os seguintes:


Quem fez inscrição e não está com o nome na lista, por favor encaminhe um e-mail para sefaz.runners@sefaz.mt.gov.br. 

Aguardo vocês no domingo.

Abraço a todos e bons treinos.


quinta-feira, 12 de julho de 2012

Corrida na Raça

Cada corredor tem um estilo, conheço alguns que se encaixam bem no estilo abaixo.


Corrida Dante de Oliveira

Olá pessoal, depois de um longo e tenebroso inverno retornam os posts ao blog.

E já voltamos com tudo, já que esse domingo é dia de corrida.  A quinta prova válida para o 3° Campeonato Fazendário de Corrida de Rua será a Dante de Oliveira, que esse ano teve seu percurso alterado, e que ficou bem parecida com a corrida Bom jesus de Cuiabá e a da Infantaria.

A largada da corrida será realizada as 6:50 (cheguem no máximo 6:20) na praça 8 de abril, em frente ao choppão, e a chegada será no mesmo local. O percurso total é de aproximadamente 8km. No mapa abaixo vocês podem conferir com mais detalhes.





As inscrições da corrida já se encontram encerradas, e quem garantiu sua vaga, não se esqueça de me mandar um e-mail avisando sobre sua inscrição.

Abraço a todos e bons treinos.