domingo, 22 de agosto de 2010

FORÇA DE VONTADE.


Olá galera, retirei um artigo da revista O2 que trata de um assunto muito comum, que é como se manter inspirado e motivado para a prática do exercício fisico, mesmo quando bate aquele desânimo.

O artigo é de Maurício Belfante.

É difícil sair de casa para praticar um esporte naqueles dias em que a vontade de ficar em casa vendo um filme ou até mesmo dormir é maior do que a de calçar seu tênis e dar suas passadas. Porém, esse problema que atinge muitos entusiastas da corrida tem "cura" e pode ser transformado em um empenho extra na hora dos treinos.

Muitos atletas acabam ficando desanimados por não enxergarem os resultados ou até mesmo por causa do cansaço acumulado que carregam durante todo o tempo que fazem a atividade sem descanso. "É preciso sempre tirar férias da corrida, já que o cansaço uma hora vai chegar. É preciso ter tempo para descansar e se desligar da corrida, por mais que seja difícil", diz Paulo Rennó, diretor técnico da Paulo Rennó Assessoria Esportiva.

A cura. 

Pode parecer difícil lidar com o desânimo, mas tentar combatê-lo já é o primeiro passo para conseguir mais empenho. Ao iniciar um treinamento, normalmente a performance é totalmente baseada sobre a distância e o tempo conseguido, o que pode cansar o corredor.

"Começar a fazer outros tipos de treinamento e deixar a distância e o tempo de lado pode ser uma ótima iniciativa para começar a se motivar novamente. Exercícios que variam intensidade em pouco tempo é a melhor opção", explica Kim Cordeiro, diretor técnico da BK Sports.

Outra maneira de deixar o desânimo de lado é procurar companhia na hora de correr. Muitos atletas correm sozinhos, o que dificulta ter aquela motivação pra te tirá-lo do sofá. Além disso, um parceiro pode melhorar o seu lado social e aliviará o estresse do dia-a-dia.

"Treinar em grupo pode ser bastante produtivo, já que o incentivo pode ajudar o atleta a crescer. Tem sempre alguém que corre mais, o que pode servir de exemplo para quem quer correr mais", diz Rennó.
Objetivo, objetivos, objetivos!

A principal maneira de acabar com qualquer desânimo é a criação de objetivos. Correr sem alguma meta programada pode deixar a corrida monótona, já que o atleta não conseguirá enxergar seu futuro na prática esportiva.

"Todo corredor tem que ter algum objetivo, já que ele será o seu motor para treinar e crescer na corrida. A meta pode ser qualquer coisa, como os 10 km, 21 km ou até uma Maratona", afirma Cordeiro. Perder peso, diminuir o tempo e aumentar a distância também são boas pedidas. Conforme seus objetivos vão sendo alcançados, novas metas podem ser traçadas, auxiliando na vontade durante os treinamentos e as provas que estarão por vir.

É isso galera, em relação ao artigo, para quem quiser seguir as dicas e treinar em grupo, na SEFAZ toda segunda, quarta e sexta-feira há a atividade física orientada pelas professoras Erica e Marcia, que acontece das 18:00 as 19:00hs. Outra opção para treinarem em grupo é toda terça-feira na UFMT à partir das 20:30, onde eu estou presente, e já contamos nos treinos com a presença do Jean e do Ricardo Crudo, e também aos domingos a partir das 7:00 da manhã, que além dos já citados tem a presença do William.  Nesses dias fazemos treinos de "tiro", ou intervalos (terça-feira), que servem para melhorar a velocidade, e também longões (domingo), que tem como objetivo aumentar a resistência. Em um próximo post explico melhor como são esses treinos.


E só para terminar, em minha opinião, o mais importante para a motivação nos treinos é ter um objetivo, então foquem em algo e literalmente corram atrás. E quem sabe esse objetivo não pode ser uma melhor colocação em nosso campeonato de corrida de rua?

Um abraço a todos, e bons treinos.

Um comentário:

Ricardo disse...

Terças, 20:30h. Domingos, 7:00h. Estamos lá.
Excelente artigo, Henrique.