quarta-feira, 6 de outubro de 2010

PAPO DE CORREDOR


Olá galera, a partir de hoje temos uma nova sessão no blog, que são entrevistas com os corredores e nossos parceiros.
O primeiro entrevistado é o Sr. Reinhard Ramminger, que já tem vasta experiência em corridas de rua.


Sefaz Runners - Por favor, apresente-se .

Meu nome é Reinhard Ramminger – "Rainer", de forma simplificada. Estou na SEFAZ há dez anos e pertenço à carreira de Gestores Governamentais. Sou formado em Ciências Econômicas, com titulação de Mestrado. Nasci em Santa Catarina, tenho 61 anos de idade e moro em Mato Grosso há 33 anos. Antes de ingressar definitivamente no serviço público, trabalhei na iniciativa privada, na área de comércio exterior e como dirigente de cooperativa agropecuária. Nessa condição estive envolvido no processo de colonização no Leste e Norte do Estado – décadas de 1970-1980 – nos atuais municípios de Água Boa, Barra do Garças, Canarana, Nova Xavantina, Querência, Terranova do Norte, Nova Guarita, dentre outros. Atuei também no setor público estadual temporariamente, em cargos de Assessoria e de Direção, como o de Secretário de Estado (Agricultura e Assuntos Fundiários) e de deputado estadual. Gosto do que faço e orgulho-me da minha trajetória pessoal e profissional em Mato Grosso.


Sefaz Runners - Quando e por que começou a correr?
Desde jovem pratiquei atividades esportivas; as mais variadas: futebol, vôlei, basquete, futsal, natação, luta olímpica e até futebol americano ("kicker"). Passei a realizar caminhadas e depois corridas de rua há uns 15 anos, a partir do momento em que concluí que deveria prevenir contusões, não mais participando de esportes que exigissem contato físico ou provocassem impactos muito fortes. Poderia ter sido natação ou bicicleta, por exemplo, mas achei a corrida mais atraente pela sua simplicidade e praticidade: posso praticá-la sozinho ou em grupo, com necessidade de poucos equipamentos, como meia, tênis, sunga, bermuda, camiseta e ... disposição. Só isso!


Sefaz Runners - Como foi a melhor corrida que disputou? Ou a mais memorável? Por quê?
Nunca participei de corridas com a expectativa de vencê-las, mas sempre corri com dois objetivos principais (completar a prova e não ser o último colocado) e um secundário (ficar bem posicionado em minha faixa etária). Com isso em mente fui aperfeiçoando meus treinamentos até conseguir alguns "bons" resultados. O melhor deles foi em 2009, na XI Corrida Homens do Mato – da PM – que completei em 41'50'' (um tempo extraordinário para mim), ficando com a primeira colocação entre a "turma da bengala" (acima de 60 anos).
Mas as corridas mais memoráveis foram e são, sem dúvida, - pela grandiosidade do evento – as de Reis.


Sefaz Runners - Que beneficios a corrida traz na sua vida?
Muitos. Melhora a condição cardiovascular – combatendo hipertensão, colesterol alto, problemas cardíacos – reduz estresse e riscos de doenças como diabetes, câncer; melhora o bem-estar mental e o estado de ânimo, afastando a ansiedade e a depressão. Além disso, proporciona-me uma rede de relacionamentos com os demais praticantes de corrida, que servem de motivação e desafios constantes.


Sefaz Runners - Como sua família apóia/suporta o "hobbie"?
Lá em casa somos apenas minha mulher, Neuza, e eu. Nossos seis filhos, já adultos, residem em outros Estados do Brasil, mas todos acham bom que eu tenha esse hobbie. A Neuza diz, inclusive, que sou um "piolho" de corridas de rua (o que é verdade), mas me apóia, porque sabe os benefícios que elas trazem.


Sefaz Runners - O que está achando do recente crescimento da quantidade de corredores na SEFAZ?
Esse crescimento é espetacular e está muito acima da média de crescimento geral – que já é alto – dos participantes desse esporte. Tal fato se deve, sem dúvida, às iniciativas da turma do Qualivida da SEFAZ e especialmente ao envolvimento do colega Henrique, sempre presente, motivando todo mundo. A formação da equipe SEFAZ e a criação do blog sefazrunners também tem ajudado a atrair novos participantes.


Sefaz Runners - Pra finalizar quais as suas dicas para os "novatos"?
Vá com calma e seja perseverante. A corrida é um esporte que, como qualquer outro, exige preparação adequada. Procure orientação. Faça alongamentos e aquecimento para prevenir lesões. Use tênis adequado para seu tipo de pisada. Hidrate-se e, nas competições daqui para frente, ... respeite os veteranos... procure chegar pelo menos uns 50 metros depois deles...

Um comentário:

Henrique Arrais disse...

Pois é galera, ta aí uma fonte de inspiração pra vcs.