terça-feira, 18 de outubro de 2011

Exemplo a ser seguido

Olá pessoal, ontem tive a felicidade de através do Lync conhecer mais um colega da Sefaz. Era um servidor da Agenfa de Campo Verde, e que tinha interesse em participar da Corrida de Reis. 


Conforme a conversa foi se desenvolvendo pude perceber o quanto a atividade física, e a corrida em especial, estavam exercendo uma influência positiva em sua vida; e além disso, o entusiamo e alegria com que esse colega falava sobre o assunto era contagiante.


Então, resolvi pedir para que ele escrevesse um relato, um breve depoimento para que pudesse publicar aqui no blog. De imediato ele aceitou, e logo abaixo vocês podem conferir o resultado. 


A corrida como aliada da saúde física e mental.

Olá, meu nome é André Gearola, sou servidor da Agenfa de Campo Verde-MT e vou contar agora uma história de qualidade de vida. Um acontecimento que mudou minha vida.
Antes...
Eu não era muito de me preocupar com minha saúde. Ia aos médicos somente em caso de doença e raramente fazia uma caminhada. Achava que tinha boa saúde.
Sempre comi bem, e tomava minha “sagrada” cervejinha nos finais de semana. Enfim, com meus trinta e tantos anos ostentava uma pujante barriga. Por força do destino (e o destino aqui foi a minha esposa que me obrigou fazer um chek-up) fui consultar um cardiologista da capital. O doutor, muito certo de suas prerrogativas me solicitou uma super bateria de exames. Constatei nesse momento por sua fisionomia que algo não ia bem.
No laboratório de exames cardiológicos, senti-me um rato de laboratório quando me deparei numa esteira enorme. Falei pra médica que seria moleza, pois eu era um atleta.
Nos próximos minutos vi que não era nada parecido com um atleta. Suava como nunca e meu coração foi a mil. A doutora, parou os exames com apenas quatro minutinhos e disse que se continuasse eu teria um infarto ali mesmo, naquele momento, pois minha pressão estava 24 por 18.
Nossa, eu que era quase um atleta....!
Com um monte de exames adicionais, descobri que era hipertenso e que teria que me adaptar para ter uma qualidade de vida melhor. Teria que tomar remédios para o resto da vida e que se não cuidasse da minha saúde poderia ter sérias complicações.
Desde então, entrei numa academia. O intuito principal era fortalecer meu coração, diminuir índices de colesterol, triglicérides e peso.
Eu pesava 96 kilos de puro sedentarismo e estresse.
e depois!
Hoje, passado 9 meses de academia, estou com 84 kilos, resistência física excelente e muito mais vigor físico. Troquei muita “massa” gorda pela magra.
Corro praticamente todos os dias 5 kilometros na esteira, e ainda faço sessões de musculação.
A academia e as corridas tornaram-se um vício gostoso e saudável. Hoje, balanceio minha alimentação com fontes mais ricas de vitaminas, como carnes mais magras e mantenho uma qualidade de alimentação sem perder o prazer de comer.
Consegui diminuir minha carga de medicamentos para apenas um remédio diário, que poderá num futuro ser reduzido de 80mmg para 40mmg.
No mais, agradeço infinitamente à minha esposa, ao médico e a oportunidade que Deus me deu de refazer minha vida. Sei que ainda tenho que aprender a me estressar menos, me preocupar menos com problemas alheios e curtir a vida mais. Mas o primeiro passo, ou melhor, a primeira corrida eu sei que ganhei.
Meu próximo projeto é conseguir correr dez kilômetros! Sei que vai demorar, mas tenho todo tempo que preciso.
Espero que esse meu depoimento possa ajudar você a se movimentar.
Um grande abraço, desse amigo corredor.

André Gearola
Ger. Fazendário de Campo Verde. 

5 comentários:

Henrique Arrais disse...

Um exemplo a ser seguido.

Com certeza será muito bem recebido por toda a equipe Sefaz Runners quando vier correr aqui em Cuiabá.

Muito obrigado pelo depoimento, e por mostrar que com um pouco de força de vontade e motivação podemos alcançar nossos objetivos.

Abraço

william disse...

Parabéns Amigo, Você consegue e você capaz. Nunca desista de seus Sonhos!

Bruna Luise disse...

Nossa, gostei demais do depoimento, vou repassar para alguns familiares. Muito bom mesmo. Parabéns ao André pela coragem de enfrentar tantas mudanças, nem todo mundo consegue. Depois que vi as fotos, vi como foi grande a mudança! Esperamos você nas corridas aqui em Cuiabá! Abraços

Ricardo disse...

Muito bom mesmo.
Parabéns, André. Pelo relato, pelo exemplo e pela superação.
Esperamos correr juntos na Corrida de Reis. Ou antes. :)

Marcia Rosato disse...

Parabéns André, pela superação e força de vontade, seja bem vindo ao grupo...te esperamos pra Corrida de Reis!