domingo, 1 de abril de 2012

CHEGA!

Acabo de chegar em casa da Corrida Pedestre Bom Jesus de Cuiabá, e sinceramente , não sei por onde começar esse texto que, na verdade, nada mais é do que um desabafo.

Faço aqui uma pergunta... Vai precisar morrer alguém??? É um absurdo uma corrida começar as 8h30min aqui em Cuiabá. Nada justifica!!!

E não estamos falando disso por causa da redução drástica da performance relacionada ao calor. Isso é o de menos. É questão de SAÚDE PÚBLICA!!!

Só quem estava hoje na corrida viu quantas pessoas passaram mal. Como dizia o glorioso narrador esportivo Januário de Oliveira "tá lá um corpo estendido no chão"... isso era o que se via toda hora, ambulâncias que não davam conta da demanda. Policias que ao serem questionados se poderiam ajudar um corredor, nem se importavam... o Caos!

E o que dizer da água distribuída no percurso, quer dizer, para quem conseguiu pegar, porque muitos relataram que não viram nem sinal dela. A água já estava na temperatura adequada para fazer um cafezinho; mais quente impossível!! Custa muito colocar umas barras de gelo na caixa térmica???

É muito desrespeito, justo os participantes que mais precisam de água, aqueles que estão no pelotão de trás, ficaram sem água!!! No meio do percurso acabou. Essa corrida tem quase uns trezentos anos, e até hoje não aprenderam o quanto de água é necessário????

Sei que podem dizer que falar é fácil... mas quem se presta a organizar um evento desse porte, tem que, no mínimo, se preocupar com a saúde dos participantes.

Desculpem o texto meio atropelado, mas precisava desabafar.

E agora, gostaria muito de saber o que os corredores cuiabanos pensam disso.

Abraço a todos!

18 comentários:

Luciane disse...

Um retrato do Caos da corrida de hj...concordo com meu treinador e amigo Henrique Arrais. É mto desrespeito, até qdo vamos conviver com isso??? Mas precisamos nos unir, aqueles que gostam de correr, e cobrar um posicionamento da Federação Mato-grossense de Atletismo. Precisamos de respeito, antes que morra alguém, que seja um desconhecido, mas pode mto bem ser um amigo nosso, companheiro de corrida...vamos nos organizar moçada!!! Vou escrever um artigo sobre isso para publicar nos jornais e sites amanhã. Aceito sugestões!!!

Anderson Iglesias disse...

Concordo completamente...

Anônimo disse...

Caro Henrique, concordo plenamente com seu comentario, ja tinha me manifestado antes da corrida sobre o absurdo que seria esta corrida, acho que afinal chegamos no fundo do poço dos absurdos e despreparo das pessoas que organizam corrida no Estado, chegando ao absurdo do vice secretario da Secret de Esporte com quem falei no final da corrida, dizer que a distribuição de agua quente, neste nosso clima é normal e que a orientação oficial é esta, o que eu tive que interpela lo e dizer que ele estava dizendo um absurdo, pois depois de 11 anos participando de corridas de rua aqui em Cuiaba, algumas em outros Estado e 1 em Assunçao tenho conhecimeto, pois masi basico que seja, sobre como é a distribuição de agua em corrida.
Um abraço.
dalton

Unknown disse...

Henrique seu texto é ótimo e traduz a indignação de todos que participaram dessa sub-corrida. Está na hora de algo mudar e esse é o primeiro passo - mostrar indignação!
Parabéns

Anônimo disse...

Inaceitavel...Não devemos mais aceitar ... mas na pratica o que podemos fazer ? acho que não podemos só reclamar...temos que fazer alguma coisa a respeito pois o ano está cheio de corridas...

sonia terra disse...

Realmente o horário é muito inadequado. muito triste tanto para nós corredores amadores como para a elite que sofremos muito para ao menos completar a prova...

Anônimo disse...

Concordo com todos...
Na Avenida Mato Grosso tive que parar em umas das casas e pedir para um morador que estava molhando seu jardim para jogar agua em mim e ainda aproveitei para tomar um pouco rsrs...
Ridiculo essa corrida!

Rosely disse...

Que corrida dificíl, não só pelo enorme desgaste fisíco por conta do horário da largada e pela precária distribuição de água que além de POUCA e QUENTE, tivemos também um desgaste emocional. Ao ver pessoas passando mal durante TODA corrida. Infelizmente isso tudo aconteceu hoje na corrida onde comemoramos o aniversário de Cuiabá.

Ricardo disse...

Corredores e imprensa especializada Brasil afora já condenam corridas com horários tardios de largada.
E isso, no eixo Sudeste e Centroeste, o clima nem é tão quente e úmido quanto Cuiabá. Hoje, durante a corrida, a temperatura estava na casa dos 33 graus e 80% de umidade relativa.
Na teoria, li em algum lugar que acima dos 29 graus e 60% de umidade relativa, os riscos para a saúde, da prática de exercícios são grandes.
Na prática, vi muita gente passando mal. A ponto de abandonarmos a corrida para ajudar uma senhora quase desmaiada na Mato Grosso.
Não é preciso ser corredor para saber o quanto nosso sol é escaldante. Para o gênio que pensou nesse horário era só sair do ar condicionado e ficar por 1 hora no sol para ter uma noção do que as pessoas iriam enfrentar.
É nesse ponto que a prática de exercícios deixa de ser saudável.

Anônimo disse...

Foi a primeira corrida que participei, mas achei decepcionante a organização.
Antes de começar a corrida eu já estava suando só pelo calor. Não havia água suficiente, nem mesmo na chegada! Alguns carros ainda passaram entre os corredores!
Só consegui completar a prova pq alguns anjos no caminho repartiram a água que tiveram que parar pra comprar em conveniências e postos de gasolina.

Fabio Santos disse...

O Secretário de Esportes e o organizador desta corrida deve praticar no máximo jogo de cartas e no ar-condicionado. Ele nunca deve ter feito algum esporte externo, porque marcar corrida neste horário, nesta lua !!! E a responsabilidade dele ? Será que ele não pensou nisso ?

Meu conselho é que vocês se juntem com Valdecarlos, Emerson, Ricardo, dentre outros, e vão lá na Secretaria ensinar e exigir que corridas aqui tenham a largada no máximo às 07:15/07:30 da manhã. Caso contrário, temos que começar a boicotar as provas.

Abraços, Fabio

Anônimo disse...

Tinha água sim e geladinha... O problema são esses corredores que só correm à noite ou na sombra...
A única reclamação que tenho a fazer é quanto a divulgação do resultado.

Fabricia Monaski disse...

Colegas corredores...
Essa corrida deveria chamar " PROVA DE SOBREVIVÊNCIA" e lamentável não ter água para todos, mas é o fim da picada escutar dos entregadores dos copinhos de água - Quem mandou ficar por último - tristeza essa fala. Fala sério!!! não dava vontade de ir pra cima de uma cara desse????
Outra situação,três carros que quase atropelaram corredoes na av. CPA na altura da fármacia UNIMED.
Pessoal!!! Chega ser engraçado, mas eu presenciei uma disputa de corredores por um pouco de água que era jorrada de uma torneira na Rua presidente Marques, triste situação.

Fabricia Monaski

Lesser Mario disse...

É lamentável a falta de organização e o pouco caso com os corredores. Infelizmente isso ocorre praticamente em todas as provas...em Maio tem a corrida do Aniversário de Varzea Grande, que em todas as suas edições, se mostrou extremamente mal organizada. Henrique, seu sentimento de revolta é comum em todos que participaram dessa corrida, parabéns pela iniciativa de "desabafar"... sugiro inclusive uma carta de repúdio para a organização dessa prova..acho que é a Secretaria de Esportes de Cuiaba.

Flávio Costa disse...

Normalmente participava das corridas fotografando, é a primeira vez que participo de uma prova correndo, daí percebi o por que dos corredores chegarem ao final com cara de zumbi rsrs.

Passei por momentos bem trash’s, como ver uma senhora catando copinhos de água vazios jogados no chão, tentando ver se haviam deixado ao menos um gólinho pra ela. Teve uma hora que tinham uns 5 corredores na minha frente e uns 3 atrás, abaixei a cabeça e continuei por uns 30 segundos, quando olhei, os da frente estavam saindo pela tangente e abandonando a prova junto com os que estavam atrás. Então eu estava sozinho, com sede e não tinha ido nem metade da prova.
Fui salvo já subindo a Mato Grosso quando ganhei uma garrafa d’água de uma alma caridosa.

Completei a prova por volta de 1h e 43 min e por ter completado já to super feliz.

Anônimo disse...

Olá pessoal parabéns pela a iniciativa de falar sobre o assunto até hoje ainda não me recoperei da prova, o horário é tarde e quente então isso torna-se muito desgastante principalmente para aqueles que corre por prazer, eu mesmo vai ser dificil agora participar de provas em cuiabá.

Paulo Miura disse...

Infelizmente a catastrofe me foi atingido, após a subida da Pres. Marques as pernas bambearam e estava difícil me manter de pé, foi aí que apareceram dois poderosos anjo da guarda, os colegas da equipe, Elias e Ricardo, pois anteriormente tiveram que atender uma senhora, pelas quais me deram também, todo o apoio logístico, pelos quais eu agradeço de coração.Agradeço tbém o Henrique que me abasteceu com o líquido precioso, a água, enfim agradeço a todos pelo apoio e manifestação de carinho.

Marcia Rosato disse...

É uma situação extremamente lamentável! Esperamos realmente, que providências sejam tomadas pra que isso ñ volte a se repetir, afinal, se um órgão se propõe a fazer um evento desse porte, deve no mínimo, organizá-lo de maneira decente. É triste saber que o que deveria ser uma festa, um incentivo ao esporte,um encontro com os amigos, tenha terminado de forma tão caótica e desastrosa!!!
E por fim, um VIVA à SOLIDARIEDADE humana, nesses momentos é que percebemos que anjos existem...