terça-feira, 31 de julho de 2012

Métodos de Treino

Inúmeros são os motivos que nos levam a aderir a prática da corrida. Frequentes são as histórias de quem começou a correr para perder peso, ajudar a parar de fumar, prevenir hipertensão, ajudar a controlar o diabetes,  sair do sedentarismo, melhorar a qualidade de vida, etc.

Enfim, cada um tem seus motivos para dar os primeiros passos.

Mas algo que é interessante de observar, é que após algum tempo praticando a corrida, aquelas pessoas que começaram em busca de objetivos tão distintos, vão ficando cada vez mais parecidas.

Não correm mais apenas pela estética, pela qualidade de vida ou qualquer motivo que seja. Querem desafios! Querem ser mais rápidos. Querem ser sub alguma coisa. Qualquer segundo ganho em uma prova é uma vitória.

Também há aqueles que não se preocupam muito com o tempo final. Eles querem emoção, querem desafios maiores, cada vez maiores. Quanto maior for a distãncia percorrida, melhor. Para esses, desistir é um pecado mortal.

E o que fazer para atingir essas metas?

Treinar, ora bolas. Resposta simples e previsível.

Mas aí vem uma pergunta mais capiciosa. Como treinar? O que treinar? Quando treinar?

Ao contrário do que muitos pensam, o treino não consiste em apenas escolher uma distância e correr na maior velocidade com que suportarem. Para aqueles que não sabiam, existem diversos métodos de treinamento de corrida de rua.

Por isso, nos próximos dias/semanas abordaremos esse assunto. Explicaremos diversos tipos de treinamento que devem ser usados na rotina diária

No próximo post começa o primeiro artigo dessa série, que visa ajudar aqueles que querem se tornar melhores corredores.

Abraço a todos e bons treinos.

Nenhum comentário: