sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Entrevista com a Campeã

Olá galera, como todos sabem, o 1º Campeonato Fazendário de Corrida de Rua teve como grande Campeã a Potiara. 

E para se sagrar vitoriosa, ela não fugiu do roteiro dos vencedores, que tem na sua receita muita dedicação, disciplina, algumas renúncias e muita superação. Tudo em busca de um obejtivo a ser cumprido.

Então, não poderíamos deixar escapar a oportunidade de saber como foi a trajetória até sua suada, e merecida conquista. 

Sefaz Runners - Por favor, apresente-se.

Meu nome é Potiara Costa de França Barreto Dalcin, sou cuiabana de chapa e cruz, tenho 33 anos, sou casada a 5 anos e 8 meses (mas só de namoro foram 12 anos e 4 meses), tenho uma filha de 3 anos. Sou católica. Sou taurina, e como tal teimosa e ciumenta.
Sou formada em Ciências Contábeis, pela UFMT. Ingressei na SEFAZ em agosto de 2004 como ATE, e em outubro de 2007 tomei posse como FTE. Trabalho na SUCIT (antiga SUED).

Sefaz Runners - Primeiramente, parabéns pela conquista. Qual a sensação de vencer o campeonato de maneira tão apertada?

A sensação é de alívio, porque se eu perdesse mesmo com a vantagem que eu tinha no campeonato eu ficaria bem mal (igual no final da Corrida de Reis, que por nervosismo, fiquei pensando que meu tempo era de 1h e 12 min, e que havia ficado em 4º lugar e não em 3º).

Sefaz Runners - Notamos que sua performance nas corridas evoluiu bastante no decorrer do ano, como é a sua rotina de treinamento? O que mudou de 2009 pra cá?

Eu treino de duas a três vezes na semana com acompanhamento de uma personal trainer. Nos últimos três meses treinei apenas em academia, na esteira, porque machuquei a coxa direita em um treino mais pesado, de velocidade. Por isso, tive que fazer fisioterapia para fortalecer a musculatura, e a partir daí passei a fazer musculação também.

Em 2009, eu treinava sozinha, sem muito compromisso, não tinha nenhuma técnica. Então, só no mês de outubro, visando a Corrida de Reis, resolvi procurar a Laura, minha personal, uma antiga colega de infância, que sabia que tinha formado em Educação Física, e que dava aulas em academia.

Já no ano de 2010, treinei para corrida o ano todo, desde janeiro, com acompanhamento da minha treinadora. Outra diferença é que em 2010 levei a corrida mais a sério.

Sefaz Runners - Você trabalha em uma área de grande demanda de serviço na SEFAZ e ainda tem marido e filha pequena em casa. Como consegue conciliar treinamento, profissão e família? O pessoal em casa apoia?

Conciliar tudo isso não é fácil. A primeira superação que se tem que fazer é a sensação de culpa de deixar a filha por mais um período (além do horário de serviço) para treinar.
Mas, graças a Deus, tenho uma família muito especial, minha filha, a Ana Bárbara, fica muito bem sozinha com o meu marido, Nelito Jr. Sei que ele cuida muito bem dela, sabe distraí-la para sentir menos a minha falta, e com isso, vou treinar bem mais tranqüila.

Conto também, com apoio da minha irmã mais velha, Andiara, madrinha da minha filha. É ela quem fica com a minha riqueza nos domingos pela manhã quando tem corrida. Sem contar o incentivo do meu pai, Enildo, que procura sempre estar na chegada das corridas, e não cansava de me dizer: “Cuidado!, com a magrinha (Greice).”

Sefaz Runners - Conte-nos essa história de você faltar o casamento de seu compadre só para não perder uma corrida.

Meu compadre, padrinho da minha filha, se casou, na cidade de Goiânia-GO, no dia 24/10, e no dia 25/10 teve a corrida do Servidor Público, cuja data foi decidida em cima da hora. Ele entendeu a minha ausência, mas sei que não gostou. Tampouco meu marido. Minha mãe então, achou um absurdo eu não acompanhar meu marido. 


Mas enfim, a Roseli estava na minha cola, eu não podia perder nenhuma corrida, tinha que administrar a minha vantagem. Fiz a escolha certa. Mas até na véspera, tinha esperanças que a data da corrida não coincidisse com a do casamento.


Essa corrida vai ficar na história, pois além desse fato, a corri de luto porque perdemos, subitamente, nosso querido amigo Ítalo no dia 24/10.

Sefaz Runners - Em linhas gerais, o que achou do campeonato? Nesse próximo, você vai levar o bi?

Achei o campeonato muito legal, eu o apoiei desde o início, mesmo quando não havia definição dos prêmios. Foi uma iniciativa muito boa da GQV, do Henrique.

Mas não posso deixar de falar das mudanças das regras no meio do campeonato (pontuação da Corrida de Reis), entendi porque foi a primeira experiência. E essas alterações acabaram sendo benéficas para mim também, porque deixou o campeonato mais competitivo, tive que correr atrás, emagrecer, e tudo mais.

Para o campeonato deste ano, acho que todas as regras têm que ser definidas antes do início.

Quanto ao bi, meus planos para este ano são outros. Pretendo engravidar no segundo semestre deste ano. Mas vou participar das corridas no primeiro semestre.

Sefaz Runners - Para finalizar, qual seu recado ou dica para os demais participantes?

Que treinem bastante, porque o campeonato deste ano provavelmente será mais concorrido; que não dê pausa nos treinos nas semanas do Natal e do Ano Novo, porque prejudica o rendimento na Corrida de Reis, que é a última do campeonato e vale mais pontos; e que não percam nenhuma corrida, porque pode fazer toda a diferença no final do campeonato. (Risos...).


Obrigada pela entrevista.

A equipe Sefaz Runners é que agradece a atenção.

5 comentários:

Jaqueline Valéria disse...

Parabéns Potiara...
Vitória merecida, uma pessoa super batalhadora e competente em tudo que faz... fiquei emocionada com sua vitória... vc merece linda! Beijo enorme
amamos você: Jaque, Mimi e sua afilhada Tainarinha.

Henrique Arrais disse...

Realmente, mesmo antes dos prêmios serem divulgados vc já tava firme e forte em busca do seu obejtivo.

Parabéns pela merecida conquista!

Ricardo disse...

Potiara,
Você é um exemplo de dedicação para todos nós.
Parabéns pela vitória!
E, cuidado com a magrinha.
:)

MORENO BARRETO disse...

Potiara é exemplo em tudo que faz!!! Parabéns pela conquista prima, continue assim que ainda vai ganhar várias corridas e conquistar muitos prêmios!!

Jean disse...

Parabéns Potiara desde o começo ouço o Henrique falando que você estava empenhada e empolgada com o torneio e você confirmou o que ele falava.

A fórmula (dedicação + diciplina + planejamento = conquista + exemplo de vida).

A campeã feminina do primeiro torneio Sefaz Runners ficou em boas mãos, parabéns e sucesso. =]