quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Entrevista com o campeão

Olá pessoal,

O entrevistado da vez é nosso amigo vascaíno, provável substituto do homem da cobra e idealizador do primeiro campeonato de corrida de rua da SEFAZ-MT.

E, não. Ele não foi vice. Foi campeão mesmo. E de virada.

SEFAZ Runners - Por favor, apresente-se:
- Olá, sou Henrique Arrais da Costa, Cuiabano, nascido em 7/02/1986, formado em Ed. Física pela UFMT, especialista em Obesidade e Emagrecimento, e servidor da SEFAZ desde 28/05/2007.

Na entrevista com a Potiara ela mencionou que é casada, e teve pouco tempo de namoro, apenas 12 anos e alguns meses. No meu caso tenho 7 anos e 5 meses de namoro, mas acabei de ficar noivo, portanto acho que desencalho mais rápido que ela.

SEFAZ Runners - Vamos tentar fazer essa entrevista com o Henrique corredor e não com o Henrique da GQV, ok? Mas antes, uma pergunta que todos querem fazer. Muita coincidência você ser o organizador do campeonato e ganhar o primeiro prêmio, não?

Ha...ha...ha. Digamos que já escutei isso algumas vezes, mas o bom é que todas foram sempre na brincadeira, então sendo saudável é sempre válido.

Mas falando sério, todos puderam acompanhar a transparência do Campeonato do início ao fim, principalmente por todas as informações estarem aqui no blog, por isso não tivemos reclamações quanto a isso.

E um fato curioso, que acabei de me lembrar, foi que o meu próprio chefe, Romeo, para não duvidarem da idoneidade do evento, estava torcendo pra eu perder o Campeonato, e quando viu o Jamil passar primeiro que eu na Av. Cpa, em frente a Tenda da Sefaz Runners, deu pulos de alegria, mas o que ele não esperava é que meu tempo líquido tinha sido melhor.

SEFAZ Runners - Brincadeiras à parte, o que é melhor? Ganhar o campeonato ou ver que a idéia deu certo?

São duas coisas distintas e ao mesmo tempo ligadas. Ganhar o campeonato foi legal pra caramba, mas no começo do ano duvidava muito que isso pudesse acontecer. Tinha sempre o Jamil e o Egídio, que infelizmente se contundiu, na minha frente. Além do Jean que sempre revezava as posições comigo.

Portanto, a primeira meta era conseguir me aproximar do Jamil e do Egídio, e isso foi sem dúvida o mais importante, ter sempre um obejtivo em mente, pois com isso os treinamentos ficam muito mais proveitosos. Por isso quero aproveitar e agradecer meus “adversários”, pois sem dúvida nenhuma só consegui melhorar meu desempenho por causa dessa competição sadia.

E isso é uma das coisas que me alegram muito, de como a idéia do campeonato deu certo, pois se não fosse isso não teríamos essa “rivalidade” durante todo o ano.

É muito gratificante quando pessoas que participam do Campeonato vêm falar comigo e me contam que já perderam peso, deixaram o sedentarismo, estão motivados, mais saudáveis, enfim, mais felizes.

Portanto são emoções distintas, mas se tivesse que escolher, com certeza ficaria com a idéia ter dado certo.

SEFAZ Runners - Como é a sua rotina de treinamento?

Então, em 2010 comecei a treinar na última semana de abril, e meu maior objetivo, mesmo antes da criação do Campeonato, era ganhar do Jamil na Corrida de Reis, pois ele lançou um desafio na premiação da Corrida de Reis de 2010, e eu prontamente aceitei e disse que iria ganhar dele (segundo nosso amigo Ricardo Crudo, em breve teremos uma história sobre isso).

Uma semana depois de começar a treinar já fiz uma loucura, que foi participar da corrida do SESI de 15Km. Quase não terminei a prova, e não aconselho a ninguém a fazer o que eu fiz.
No blog da Bruna tem um relato de como foi agradável essa prova para ela também.


Depois disso vi que precisava treinar mesmo, e comecei com uns treinos mais leves, de 2 a 3x por semana. Uma coisa que ajudou muito na motivação dos treinos,foi o fato de aos domingos treinar com alguns colegas da Sefaz (William, Ricardo e Jean). E aos poucos fomos levando um pouco mais a sério, e começamos a fazer treinos toda terça na UFMT, que melhoraram sensivelmente nosso desempenho nas corridas (infelizmente nessa etapa o William nos abandonou).

Enfim, na maior parte do tempo, treinamos 3x por semana, variando treinos de velocidade, resistência, longões, entre outros. E ao final do ano, o William voltou a treinar conosco e ainda tivemos a adição da Greice e da Rosely.

Quem estiver interessado em treinar conosco, por favor, sinta-se a vontade.

Esse ano a turma já aumentou.

SEFAZ Runners - Durante o ano passado e já no início desse ano, você tem treinados alguns colegas da SEFAZ. Essa orientação não prejudica a sua própria rotina de treinos?

Sinceramente, tendo em vista os benefícios que tenho, tanto de motivação, e principalmente
pelas novas e verdadeiras amizades que fiz, posso dizer que saio ganhando nessa.


SEFAZ Runners - Quais são seus planos e metas para 2011?

Esse ano quero melhorar meus tempos em relação as corridas do ano passado, e de acordo com os treinos vou ajustando minhas metas.

Outra coisa muito importante é a participação da equipe Sefaz Runners na Volta Ilha em Florianópolis e, além disso, conseguir participar com sucesso de uma Meia Maratona esse ano, provavelmente em Buenos Aires em setembro.

Fora as metas pessoais, como treinador, gostaria muito que aqueles que eu treino e treinam junto comigo conseguissem atingir todas suas metas. Por muitas vezes isso me deixa mais feliz que meus próprios tempos. E claro, torço pra que todos da Sefaz consigam melhorar seus desempenhos também.

SEFAZ Runners - Um recado para quem ainda não começou a treinar para o campeonato desse ano:

Não deixem pra começar a treinar na véspera das corridas, vamos nos preparar desde já. Esse ano o campeonato promete ser bem disputado e com um número maior de participantes.

Mas o mais importante, tenha sempre um objetivo em mente, seja ele qual for, quando queremos alcançar uma meta, os treinos fazem mais sentido, e acabam se tornando mais fáceis.

E de novo, quem quiser treinar conosco sinta-se a vontade, independente do nível de condicionamento físico.

Abraço a todos e bons treinos.

2 comentários:

Bruna disse...

parabéns, Henrique!!!
Prêmio merecido!!!
abraços!

Jean disse...

Sei não heim... acho que aquele gatorade que me deram lah no posto estava batizado.. kkkkkk

Brincadeiras a parte, parabéns irmão... Merecido mesmo o primeiro colocado, pois os treinos foram f... E você sempre foi otimista se preocupava com o treino da galera e ainda por cima se manteve sempre regular.

Mas não se acomoda não... 2011 estamos ai... rsrs