terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Importante - Pontuação para o 2° Campeonato de Corrida

Olá galera, o assunto desse post é de suma importância, pois é relacionado ao 2° Campeonato Fazendário de Corrida de Rua. Na verdade, iremos discutir e decidir, um aspecto fundamental do Campeonato de Corrida, que é o seu sistema de pontuação.

Semana passada coloquei um post dizendo que postaria o regulamento da Campeonato essa semana, e com isso recebi uma sugestão para o sistema de pontuação. Na verdade, isso já estava pronto, mas como queremos deixar as coisas mais transparentes e democráticas possíveis, abriremos a discussão para tomarmos a decisão em conjunto. E isso será feito através de uma enquete.

A ideia inicial para a pontuação do 2° Campeonato de Corrida era muito parecida com a do ano passado, só que nesse ano, ao invés de apenas os 10 primeiros receberem pontuação pela classificação, isso aconteceria com os 20 primeiros colocados da Sefaz. Além disso, a pontuação pela participação passaria de 5 para 8 pontos.  O sistema, já com a pontuação pela participação, está demonstrado na tabela abaixo (só clicar nela para visulizar em tamanho maior).

Dessa forma, ao final do Campeonato teriamos a premiação geral e por faixa etária. E esse ano a faixa etária seria dividida em 3: até 35 anos; 36 até 49 e 50 acima.

Já de acordo com a sugestão que me foi apresentada, os tempos que fossem obtidos nas corridas seriam corrigidos de acordo com a idade. Por exemplo, para um corredor de 25 anos que completasse uma prova de 10km em 60 minutos : 60 x 1,000 = 60 minutos

Já um corredor de 40 anos : 60 x 0,94= 56,4 minutos

Corredor de 60 anos = 60 x x0,80 = 48 minutos

Entretanto, isso é inviável, já que pra esse sistema funcionar seria necessário o tempo exato de cada corredor em todas as provas, o que não acontece em Cuiabá. Portanto esse sistema é descartado.

O outro sistema que pode ser adotado, também foi uma sugestão de um servidor da Sefaz, e é mais fácil de ser aplicado que o anterior. A ideia é que a pontuação pela participação que os corredores ganham em cada prova, que no ano passado foi de 8 pontos, seja concedida de acordo com a idade dos corredores. Por exemplo:

Corredor de até 30 anos - 5 pontos
Corredor de 31 a 40 anos - 6 pontos
Corredor de 41 a 50 anos - 7 pontos
Corredor de 51 a 60 anos - 8 pontos
Corredor de 61 anos acima - 9 pontos
Essa é uma forma de tentar igualar a situação entre as variadas idades de corredores. Mas caso usemos  esse método para pontuação, a classificação por faixa etária perderia seu sentido, já que ela é utilizada justamente para premiar aqueles que, teoricamente, tem menos de condições de brigar pelo título.

Resumindo, temos 2 métodos de pontuação para que possamos escolher o mais adequado para a nossa realidade. O primeiro é igual ao do ano passado, e o segundo é com pontuação pela participação de acordo com a idade, o que acabaria eliminando a premiação por faixa etária.

Para termos uma definição, abrimos a discussão aqui no blog. É só comentarem e manifestarem a opinião de vocês. E na quinta-feira, depois do tempo para os comentários, abriremos uma enquete para todos votarem e escolherem qual método preferem.

Por favor, comentem.

Abraço a todos e bons treinos.


5 comentários:

Bruna Luise disse...

Concordo em manter o mesmo critério do ano passado.

Jean disse...

Também concordo pelo critério adotado desde o começo do campeonato. Pois se houver modificação no critério de pontuação, toda sistemática usada no campeonato teria que ser revisto. Essa é a minha opinião =]

Anônimo disse...

Uma outra sugestão para ser discutida: dar pontos a mais (teria que analisar quantos) para aqueles que ficarem entre os 5 primeiros colocados da sua faixa etária nas corridas. Assim seria comparado o desempenho do participante do campeonato com todos os participantes da corrida da sua faixa etária.

Potiara

Ricardo disse...

Concordo em manter os critérios do ano passado, que são os mesmos critérios de premiação de qualquer corrida de rua.
Ao meu ver, é uma fórmula mais do que testada e mais justa.
O que poderia ser feito é o aumento da quantidade de faixas etárias. Apenas duas é muito pouco.

Henrique Arrais disse...

Conforme dito no post, esse ano a estimativa é que sejam 3 faixas etárias.

Mas para que possamos aumentar dependemos de nossos parceiros.