quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

A História e o Segredo da Campeã! Parte 1/2

Olá pessoal, como já sabem a Tais foi a campeã do 2° campeonato Fazendário de Corrida de Rua. Para sabermos um pouco mais sobre seu percurso até o título, estavamos preparando uma entrevista para saber se conseguiríamos desvendar o segredo da excelente performance que ela teve durante o ano.

Mas estamos falando da Taís, e como sempre, ela surpreendeu. Ao invés de responder uma simples entrevista, preparou um belo artigo sobre sua trajetória nas Corridas de Rua.

Como ficou um pouco extenso, o artigo será dividido em duas partes. A primeira você confere agora, e a segunda amanhã.

A história e o segredo da campeã!

Por *Tais Vettel


Como muitos sabem, no ano de 2011 comecei a correr por brincadeira e acabei descobrindo um dom e uma contagiante paixão.

Ao invés de apenas falar da última corrida de domingo, vou contar uma pequena retrospectiva, no intuito de mais uma vez compartilhar a minha felicidade, e contar o filminho que hoje passa em minha cabeça após encerrado o campeonato, bem como motivar a vcs a escolherem um esporte à praticarem.

Diante da impossibilidade de falar de todas as corridas, vou dar ênfase apenas as que mais me marcaram, o que já vai render muitas linhas (a 1.ª por razões óbvias, a Corrida Tenente Neteslau que subi ao pódium, a Meia Maratona da Argentina, a da Lebrinha em Chapada dos Guimarães pela peculiaridade ...e pra finalizar: a de domingo passado por ser a 1.ª Corrida de Reis que participei).

Pé na estrada....lá vou eu!rs.

Iniciei minha trajetória nas ruas, com o início do campeonato fazendário 2011 com a corrida de Bom Jesus em abril (aniversário de Cuiabá),sem técnica e pretensão alguma (até então só havia corrido/fugido de 7 tentativas de assalto, eis o meu treino,rs) ...como já disse comecei apenas por brincadeira .

Estranhamente, cheguei em primeiro lugar surpreendendo toda a equipe que já havia treinado o ano de 2010 inteiro e participado das corridas daquele ano!

Como também surpreendi à vários amigos e parentes, que deram risada ao comentar que eu correria os primeiros 10 km da minha vida. Ninguém acreditava que eu Taís, baladeira, cachaceira e fumante iria sequer dormir cedo e acordar no domingo para ir correr...só maluco acreditaria! Agora imaginem acreditar que eu venceria !! Parecia piada!

Me lembro de ter desafiado minha irmã e minha amiga Cássia,(também por brincadeira óbviamente) que eu chegaria em 1.º lugar da sefaz, e a resposta das duas naturalmente foi uma boa gargalhada, seguida da frase: Taisinha, vc não tem noção!!!

Em que pese estar brincando quando disse que eu venceria....após a reação das duas, aquele desejo e pretensão se tornou verdade!

E QUE PRETENSÃO MALUCA A MINHA!

Mas todos vcs, como grandes amigos meus, sabem que eu nunca fui muito normal mesmo, então super natural tal pretensão partindo desta cabecinha pirada minha, rs.

Às vésperas da corrida, cedendo ao pedido de uma grande amiga de faculdade que tinha vindo me visitar, acabei a acompanhando ao Chorinho, ficamos até as 22 horas. Considerei ser uma boa hora pra dormir e acordar no outro dia às 6 horas a fim de alongar, comer algo, botar uma roupa e ir até o ponto da largada.

Ledo engano! A Lei de Murf parecia realmente exercer seu poder !Tudo conspirava contra mim!

Ao chegar em casa minha mãe me telefonou solicitando mais fraldas para o Nasser que dormiria com ela. Solucionado o problema, pronta pra dormir...meu telefone toca....e do outro lado ouço o choro desesperador de uma amiga de infância que havia acabado de ter uma homérica discussão com o marido e estava prestes a se separar...e por ser quase uma irmã pra mim sem dúvida alguma eu abriria mão da corrida e ouviria ela até o fim, até que ela sentisse mais calma...e assim foi que ficamos até as 2 horas da manhã ao telefone.

No outro dia o despertador tocou, mas eu resolvi tirar mais uma sonequinha básica de meia hora. Estava D-E-S-T-R-U-Í-D-A!!!!

Passado os 30 minutos, acordei e percebi que estava atrasada, botei meu tênis (nada apropriado pra corrida), uma malha qualquer, camiseta sefazrunners, e de café da manhã apenas uma neosaldina para sanar a dor de cabeça dos choppinhos da noite anterior. A caminho, pensando na loucura de correr com o estômago vazio, e meio ressaquiada...tentei me confortar pensando que pelo menos eu estava me sentindo super leve com o estômago vazio, e seria mais fácil correr assim ;)

Cheguei para retirar meu kit ali na praça do Choppão, e fui me posicionar logo atrás a linha da largada. Dada a largada, eu sem técnica alguma, já saí a todo vapor, e desci a Isaac Póvoas sem freio nos pés.

Ou seja, fiz tudo errado, acelerei muito no inicio e óbviamente “morri” no meio do percurso. Quase estourei meus joelhos descendo a Isaac Póvoas como Forrest Gump,(rs)!
Mas mesmo morta já no km 3, eu teimosa como todo bom taurino, não me permiti caminhar, e passo a passo, brigava com o cansaço e a dor, e ia me desafiando à ir só mais um pouquinho, pelo menos concluir a prova eu tinha que concluir. Imaginem a chacota caso eu não conseguisse?

E de pouquinho em pouquinho, eu completei soando frio, os 10 primeiros km da minha vida. Arrepiando o corpo desde a pontinha dos dedos até o couro cabeludo (sinal de glicose baixa e do corpo estar pedindo arrego) .

Ali nascia a minha paixão! Não sei se pelas corridas, ou por vencer.É muito legal hoje passar de carro nos percursos e pensar: Eu já corri aqui, eu já corri tudo isso!


Continua... (leia a segunda parte, clicando aqui)

7 comentários:

Jefferson Delgado disse...

Só digo uma coisa: emocionante!
Parabéns Taís!!!

Marcia Rosato disse...

Essa é a Perucon, sempre pronta pra um novo desafio!!!! Parabéns flor

Bruna disse...

Taís!
parabéns!!
ri muito! =)
Devia escrever mais sobre suas aventuras ;)

Luciane disse...

Muito bacana o post...realmente, é emocionante! Parabéns Taís. Um dia ainda chego lá...kkkkk

Taís Santos disse...

Aguardem a parte dois...rsrs! É muito melhor....vale a pena...foi emocionante pra mim relembrar tudo e escrever este texto!
Espero que inspire muita gente a correr...obrigada a todos pelos elogios, o reconhecimento é motivador!

Clara disse...

Muito legal.... emocionante mesmo!! Parabéns

Anônimo disse...

Taís é o cara que eu quero ganhar numa corrida em 2012! Corre muito! Achei até que já treinava a muito tempo! Eu que faço parte dos Turtle Runners sempre fico bem longe dela nas corridas, ainda não foi possivel, mas se avexe não bixinha chego junto em 2012. Parabéns!