quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Os 40 km de Elias

       A fama de exagerado do Elias não é por acaso.
       Certa vez, a equipe combinou pra depois de um treino, um café da manhã coletivo. Destes do tipo escolinha. Cada um leva uma coisa, estica a toalha e todo mundo come junto. Frutas, caixinhas de suco, bolo, bolacha, patê, biscoito e presunto. O Elias levou o presunto. 3 kilos... E para 10 pessoas.

O Planejamento bem feito

       E o dia de seu aniversário de 40 anos, não seria a data em que ele mudaria isso. Resolveu comemorar correndo um kilometro para cada ano de vida.
       Ou seja, inéditos 40km.
       Quando contou seus planos todo mundo o chamou de louco, maluco e fingiu não dar muita bola. Ficamos com certo temor, porque ele nunca havia corrido tanto, mas correria essa distância à todo custo. Chegaria com uma perna só, mas chegaria.
       Além disso, qual o horário para se correr por cinco horas em Cuiabá sem morrer torrado no sol ou por facadas na madrugada?

Elias numa subida (km32)

       Ah, sim. Ou atropelado por bêbados. Pra complicar, o percurso precisava ser feito no dia de seu aniversário, ou seja, 31 de dezembro.
       O Elias pediu ajuda para o Henrique para planejamento da percurso e no apoio, levando água, gel, frutas e gritando aquele "Vai, garoto!" de vez em quando.
       Só não esperava que o planejamento do percurso também incluia chamar toda a equipe que estava pela cidade (31/12, né? a maioria do pessoal estava viajando) no horário e lugar combinado para o início da epopéia.
       Assim, combinamos. 4h no Big Lar da Miguel Sutil. Henrique, eu, Aldemir, Márcia, Rosely e o cunhado Kléber (que só corre atrás de um cigarro, mas sempre no apoio) estávamos lá.
       A cara de surpresa e alegria do Elias quando nos viu, compensou a noite mal dormida pra todo mundo.
       O Henrique elaborou um cuidadoso percurso, com pontos de apoio a cada 3km. E cada um se revezaria para correr acompanhando o maluco Elias.
       A idéia era que cada um corresse uns 9km para que o Elias não ficasse sozinho.
       Mas, o pessoal também empolgou. Rosely deve ter corrido uns 18km, Marcia e Aldemir, uns 15km.

       Pouco antes das 10h, depois de 4:50h de esforço, Elias terminou a saga. 40km mais velho.

       Agora, ninguém melhor para explicar "qual a sensação" dessa história toda que o próprio Elias:

Notívagos
       "Nos últimos 39 anos de vida, sempre que chegava o dia 31 dezembro, batia uma tristeza sem explicação no meu peito, uma melancolia que sempre afastava as emoções que normalmente sentem as pessoas normais no dia do seu aniversário e nessa época do ano.
       Hoje acordei as 3 horas da manhã a fim de espantar a melancolia que sempre sentia. Tinha uma missão que me impus a cumprir no dia de hoje, tinha que correr 40 km, 1 km para cada ano de vida. Dificilmente teria conseguido essa proeza porque agora sou quarentão que brinca de atleta corredor de rua e pela falta de treinos. Cinco malucos mais precisamente duas maluquinhas e mais três malucões, resolverão me acompanhar nessa brincadeira de louco. Esses doidos acordaram as 3 horas da manhã e foram ao ponto de largada as 4 horas da manhã para uma surpresa das mais agradáveis que já tive, e para um suporte e incentivo de luxo para que eu conseguisse cumprir esse trajeto de 40 km num tempo de 4 horas 51 minutos.
Elias empolgado (km25)
       Foi nos últimos 40 anos o melhor aniversário que tive com certeza, agradeço ao Henrique Arrais, Ricardo Crudo, Aldemir, Marcia Rosato e Rosely Marques. Todos são pessoas especias! Agradeço pela surpresa, pela alegria e pelas dores que estou sentindo agora!"


       A fama de exagerado do Elias não é por acaso.
       Exagerado no presunto, exagerado em suas promessas de aniversário, mas, principalmente, exagerado com sua amizade e espírito de equipe. Por isso ninguém hesitou em dormir duas horas na noite e correr madrugada e manhã adentro em plena véspera de ano novo.
Elias e o inseparável
repelente de mosquitos
       Elias, parabéns pelo aniversário, pelo trote de fim de ano e por ser quem você é.


       Um abraço de seus amigos e companheiros de treino.

12 comentários:

Jean disse...

Sensacional, parabéns Elias, Henrique e equipe... Pequenos gestos como estes valem o esforço.

E feliz aniversário atrasado Elias, não sabia que era seu aniversário.

Boa sorte a todos na corrida de Reis, que todos atinjam seus objetivos, abraços =]

Bruna disse...

Fiquei pensando em tudo que li... Parabéns Elias! Mas, putz... 3kg de presunto?!?! ;)

Anderson disse...

Parabens Elias pelo aniversário, pelo esforço feito junto com nossos colegas e pela meta cumprida.

Anderson disse...

Agora quero ver Jamil copiar....

Marcia Rosato disse...

Olha Elias, tá devendo um bolo hein...a Rose comprou até as velas, coitada (nem vou falar nada...afff)!! E a escolta??? Que isso hein, correr essa escolta ñ é pra qualquer um.
Parabéns, mais uma vez, se precisar já sabe...
Ricardo, adoro seus posts, parabéns!

Bruna disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Elias.... Achei o máximo sua forma de comemorar o seu aniversário. Meus parabéns!

E parabéns também para os amigos que acompanhou a proeza dos 40km de corrida. Tenho certeza que a satisfação foi única e a adrenalina chegou a 100%.

Abraços para todos

Fabricia Monaski

André Gearola disse...

Grande Elias.. parabéns pelo aniversário e pela proeza. Cara.. acho que nao dou conta nem de 5 km direito. Fico vendo esses super atletas correndo, 10, 15, 40,42... km fico pensando o quanto de tempo e preparo tiveram que ter para a façanha de correr tanto. Que inveja! Hoje, minha meta é a corrida de Reis..não sei quantos km..mas darei o máximo de mim...
Um forte abraço.

Dilcinéia disse...

Que bom que você agora terá uma lembrança ótima pra se alegrar em cada aniversário. Também me sentia assim quando fazia aniversário.
Muito legal ter batido essa meta.

Anônimo disse...

Tenho uma preocupação muito séria agora! Essa cambada de loucos estão exagerando na demonstração de amizade! Deve ser pela convivência! rsrsrs! Outra coisa, quanto ao presunto, não foram três quilos, comprei apenas um quilo e meio porque estava em promoção, é melhor sobrar do que faltar! Por isso corremos no dia 31/12 41,52 Km.
Das boas coisas que guardarei dessa vida com bastante carinho é a amizade dessa galera, isso é muito bom! Fazer parte dessa equipe é não ter medo de cometer exageros, bons exageros! Ser um runner é se emocionar com cada passo dado em direção da conquista de um objetivo, e conquistar amizades nos dias de hoje é muito difícil. Talvez, quem sabe, o fim nobre da pratica da corrida de rua esta além dos benefícios a saúde, talvez sejam os benefícios que conseguimos ao conquistar grandes amizades, porque é isso de fato que estamos conquistando.
Valorizo muito o gesto de cada um, em especial do Henrique, Ricardo, Aldemir e das pequenas e notáveis Roseli e Márcia, vocês são grandes! A sensação de correr 40 km é colocar-se diante de um desafio e não desistir até conquistá-lo.
Por volta do quilômetro vinte quatro senti bastante cansaço físico, estava quase desistindo. Lembrei de um vídeo que o Henrique postou link no facebook um dia antes, conta a história de um pai que compete com o filho, que tem paralisia cerebral, de maratonas e iron mans, vencendo desafios difíceis para pessoas normais. É uma daquelas histórias de superação que quem assiste dificilmente não deixa uma lágrima correr pelos olhos, uma grande lição de vida. Ontem o Raphael ainda comentou, “Cara vi aquele vídeo, quando terminei deu vontade de colocar o tênis e sair correndo sem rumo por ai!”. No final do vídeo perguntam ao pai porque ele não compete sozinho, ele responde: “somos uma equipe!” eles são o Team Hoyt! ( WWW.youtube.com/watch?v=fkw_Ts34kVw&feature=related). Quando olhei para meu lado direito lá estava o Ricardo correndo comigo, mais a frente esperavam o Henrique, a Roseli com duas bananinhas nas mãos, o Aldemir com um copo de água e a Márcia com gatorade! Engoli seco o cansaço e falei bem baixinho para mim mesmo: “Desistir, jamais! Esses loucos acordaram de madrugada para estar aqui, isso deve ter algum valor para eles também! Não posso decepcionar meus amigos e nem a mim mesmo. Imaginei a minha frustração após desistir, isso não teria volta, seria para sempre, e o cansaço que estava sentido acabaria quando concluísse todo o trajeto. Essas 4 horas e 50 minutos de realização e de amizade, não terminam nunca, durão para a vida toda! ” continuei trotando, até concluir todo o trajeto. Assim é a vida de quem gosta de correr! Sem medo de sentir dores musculares, mas sempre em busca de novos desafios e de grandes amizades! E amigo que é amigo também é parceiro, não foge, não se esconde, fica sem dormir, não pede arrego, é guerreiro! Um abraço a todos! Muito obrigado!

Luciane disse...

Parabéns Elias pela iniciativa e pelo aniversário, e parabéns mais uma vez a equipe Sefaz Runners pela dedicação em te acompanhar.

Cada dia me sinto mais orgulhosa em fazer parte dessa equipe. Se eu estivesse em Cuiabá, com certeza teria participado tb.

Adorei o post e fiquei mto feliz por vc ter conseguido.
Bjs,
Luciane

Estivison disse...

feliz aniversário Elias !!! boa idéia vc nos dá !!! um abração e já sou seu fã !!! corredor de alma é assim ...