Continuando com os posts sobre treinos, chegou a hora de falar sobre o treino fácil.
Como explicado no post anterior, um princípio muito usado no treinamento é que um sessão de treino forte deve ser seguida por um treino fácil. Sendo assim, numa programação semanal, onde constam cinco treinos, teriamos 3 sessões fortes e 2 de fácil execução, que são chamados de regenerativos.
Além dos regenerativos, a corrida em ritmo fácil pode ser utilizada para aquecimento, desaquecimento e também para treino longo, popularmente chamado de longão.
Mas muitos podem se perguntar. Qual o benefício de fazer um treino de intensidade baixa?
Basicamente, ele promove algumas alterações celulares benéficas a corrida e ajuda a desenvolver o sistema cardiovascular. Ou seja, excelentes motivos para executá-lo.
Mas é bom que se diga, que esse fácil é muito relativo, pois o que pode ser mamão com açúcar para um, pode ser um verdadeiro martírio para outro.
Por isso, devemos estabelecer alguns parâmetros para definir como realizar esse treino:
- Caso você possua um monitor cardíaco, deve ser realizado em aproximandamente 65% da sua frequência cardíaca máxima;
- Se não tiver o monitor, pode se guiar pela sua sensação de esforço (prefiro desse jeito). Bem resumidamente, deve ser um treino onde não sinta dor nem desconforto, apenas corra de uma maneira que se sinta bem. Se estiver correndo com alguém ao lado, uma boa dica é ver se consegue correr e conversar sem ficar ofegante;
- Também existem algumas tabelas que dizem o ritmo que deve correr, de acordo com o seu tempo obtido nas últimas corridas (se alguém se interessar, posso mandar essa tabela);
- Para alguns, que ainda estão em fase inicial de treino, o ritmo fácil terá de ser uma caminhada;
- Esses treinos também podem ser feitos sem a necessidade da corrida. Pode-se colocar na rotina semanal treinos alternativos, como natação e bicicleta.
Segue abaixo recomendação para a duração dos treinos:
Aquecimento - 10 a 30min
Desquecimento - 10 a 30min
Corrida Regenerativa - 30 a 60 min
Treino Longo em ritmo fácil - 90 a 150min
Portanto, não se preocupem em treinar sempre na máxima intensidade possível, deixe um tempinho reservado para os treinos fáceis. Se possível, combine com um amigo e aproveite para botar a conversa em dia. Corpo e mente agradecerão.
Abraço a todos e bons treinos.