terça-feira, 26 de julho de 2011

Aquecimento, pra que te quero?

Faltam poucos minutos para a largada de mais uma corrida. Você se posiciona entre os corredores; a ansiedade aumenta e a adrenalina está nas alturas. O pensamento é de fazer uma boa corrida, e, quem sabe, melhorar sua performance.

Depois de muita expectativa é dada a largada. A maioria sai num ritmo forte, impulsionado, principalmente, por aquela empolgação inicial. O ritmo, que no início parecia fácil, aos poucos fica mais difícil, a respiração ofegante, e vem aquela sensação, de que, daquele jeito não vai dar pra terminar; parece que falta algo. E pode estar faltando sim... Aquecimento.

Sim, ele mesmo, e não me refiro ao alongamento, e sim, Aquecimento.

Quando estamos em uma posição neutra, ou de pouco gasto energético, a demanda do músculo por oxigênio é uma, já quando iniciamos uma atividade vigorosa e constante, como a corrida, essa demanda é outra, e muito maior.

Nas provas em que participamos geralmente uma professora é contratada para ministrar alguns alongamentos, e isso é vendido pela organização, como aquecimento, e que nos deixaria prontos para iniciar a corrida. Essa é a função deles, faz parte do jogo, e é legal para o evento, mas sozinho... Não Funciona.

Os alongamentos, podem sim ser benéficos, atuando principalmente, na prevenção de uma possível lesão. Agora, o que vai realmente te ajudar é um Aquecimento bem feito. Mas, por quê?

Como dito anteriormente, a demanda por oxigênio durante a corrida é muito maior do que quando estamos parados. E para o O2 chegar até os músculos ativos durante a corrida, é necessário que haja um aumento do fluxo sanguíneo até a região. Mas isso não acontece de uma hora para outra. O corpo precisa de certo tempo para realizar essa adaptação (muitas vezes, não nos sentimos melhor no meio, do que no início de uma corrida?).

Por isso, antes da corrida é essencial realizar, em média, 10 a 15 minutos de um trote leve, seguidos de alguns tiros rápidos de 50 – 80m. Ao final dessa série, aí sim, poderão ser realizados alguns alongamentos.
Isso será o suficiente para aumentar o fluxo sanguíneo para os músculos atuantes durante toda a corrida, deixando-o pronto para mudar aquela história no começo do texto.

Deve ser dada atenção especial em dias de frio. Nessa condição, os vasos sanguíneos estão mais constringidos, ou seja, a circulação sanguínea está mais “apertada", mais “difícil”. Sabendo-se que, durante o exercício é essencial o aumento do fluxo de sangue para o tecido muscular, há a necessidade da dilatação dos vasos, que é facilitada quando ocorre o aumento da temperatura corporal, e que pode ser conseguida através do aquecimento. Além disso, essas medidas também ajudam a prevenir contusões musculares, que são muitos comuns em baixas temperaturas. Por isso, pode ser necessário um tempo maior dedicado ao aquecimento.

Sempre é bom ressaltar, que essas são orientações gerais, e que para melhores resultados, deve-se seguir o princípio da individualidade, pois nem sempre o que funciona com uma pessoa, é regra para todos.

Caso tenham alguma dúvida, ou queriam algumas dicas, podem se manifestar deixando o recado na caixinha de comentários, que estou à disposição para ajudá-los.

Abraço a todos e bons treinos.

4 comentários:

Ricardo disse...

legal.
Mas, para quem é iniciante na corrida? Já ouvi gente dizendo que se aquecer antes da corrida, não consegue terminar, pois já vai começar cansado. É isso mesmo ou lenda?

Henrique Arrais disse...

Sem fundamento, a menos que um iniciante queira fazer o aquecimento de um profissional, aí sim poderá haver algum problema, pois a sobrecarga imposta a um atleta avançado pode ser demasiado forte para um novato.

Por isso, como disse no final do texto, deve-se respeitar a individualidade de cada corredor, desde o primeiro até o último a cruzar a linha de chegada.

Agora, se um aquecimento bem feito, que tem como objetivo deixar o atleta preparado para a corrida, for o suficiente levá-lo à exaustão, significa que ele não está apto para participar e concluir a prova.

Jean disse...

E quais as precausões que tenho que ter depois da corrida - ou qual séria a forma adequada para o pós corrida?

Henrique Arrais disse...

Boa pergunta Jean. Será respondida no post de semana que vem. Abraço