terça-feira, 9 de agosto de 2011

Corrida: Bem Estar Físico e Psicológico


Olá galera, nossa colega e colaboradora Bruna nos enviou um artigo bem interessante, de autoria de Gabriela Alves de Oliveira. Vale a pena a leitura.

A Psicologia é uma ciência ampla. Ela tem avançado muito em seus estudos, podendo dar evidência à Psicologia do Esporte.  Nesta área, existem pesquisas que revelam que, além dos 
benefícios fisiológicos, a corrida também possui vantagens psicológicas.  

É perceptível notar os benefícios físicos oriundos neste campo. A melhoria do sistema cardiovascular, o aumento do fôlego, o equilíbrio do peso, a prevenção de doenças, entre outros resultam da Psicologia do Esporte. Mas, e os aspectos psicológicos? A Psicologia também revela diversas vantagens que a corrida proporciona aos indivíduos que praticam essa modalidade com regularidade. 

O primeiro fator é a autoconfiança. E o que os leitores devem estar se perguntando é, o que isso tem a confiança a ver com a corrida?  O sucesso só virá se o atleta tiver autoconfiança. 

Os autores Weinberg e Gould (1995), definem confiança como a “crença de poder executar, com sucesso, determinado comportamento”. A autoconfiança não é inata, os indivíduos não nascem autoconfiantes ou não, eles a aprendem e a desenvolvem. A confiança em si mesmo se inicia quando o indivíduo começa a ter desempenhos cada vez melhores. E como fazer para obter a confiança? É preciso estar preparado fisicamente, para render progressivamente, se concentrar e dedicar nos seus objetivos e manter sempre o pensamento positivo, pois, cada um sabe de sua capacidade. Dessa maneira o individuo ficará mais relaxado e tranqüilo durante qualquer competição. E depois de conquistada essa autoconfiança no aspecto esportivo, ela se estende a outras áreas da vida (profissional, pessoal, familiar e afetivo). 

O segundo aspecto positivo da corrida é a Interatividade Social. Esta atividade física nos permite um contato com outras pessoas que também a praticam. Em competições, treinamentos, e em locais aonde se corre por lazer. São pessoas que têm os mesmos objetivos e podem ampliar o circulo de amizade do corredor.  

O terceiro é o alivio de sintomas psicológicos, tais como depressão, ansiedade, tensão, transtornos, estresse. Muitos Psicólogos indicam a corrida como uma atividade extra-consultório.  Pesquisas revelam que o exercício físico, por meio do mecanismo biológico, pode atuar como psicoestimulante leve e antidepressivo. E, com isso, alivia os sintomas psicológicos. A atividade física ativa simultaneamente corpo e mente. Ambos são compostos da mesma energia, um completa o outro. Assim, a atividade proporciona a melhoria nas capacidades funcionais do cotidiano, propicia o bem-estar, as perspectivas do futuro, interação social e o sucesso profissional. 

E o quarto e último aspecto a ser citado é o equilíbrio do peso, correr produz redução de peso, desde que seja de maneira adequada e com regularidade. Este equilíbrio leva a melhora da auto-imagem, ou seja, é a percepção que a pessoa tem de seu próprio corpo.  Ao ter um equilíbrio do peso conseqüentemente, se obtém a imagem corporal positiva, exceto quando ocorre transtorno alimentar, dismórfico corporal ou similar.

Portanto, não perca tempo. A atividade física, principalmente a corrida ativa células do nosso corpo produzindo prazer e alivio.   

Nenhum comentário: