quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Qual a energia que te move?


Um tempo atrás escutei na Tv a seguinte frase - "Qual a energia que nos move?" - acho que a maioria de nós já deve ter escutado essa chamada.

Pois então, comecei a pensar no tema e associei com um trecho do livro "Era uma Vez um Corredor", que me foi emprestado pelo Raphael, que diz o seguinte:

"Correr, para ele, era algo real, o modo como o fazia era a coisa mais real que conhecia. Era pura alegria e tristeza, duro como o diamante; aquilo o deixava esgotado além da compreensão. Mas também o tornava livre"

E isso me motivou a escrever esse artigo. Qual a energia que te move? O que te motiva a sair perambulando pelas maravilhosas e seguras ruas cuiabanas?

Eu, particularmente, me identifico muito com o trecho descrito acima, pois em muitas oportunidades, correr se torna difícil, duro como um diamante; como o Ricardo já disse certa vez, já me peguei em diversas oportunidades amaldiçoando cada segundo de treinamento, mas ao mesmo tempo isso me dá alegria, me torna livre. Complicado, não? Vai entender o ser humano.

Em suma, corro porque me faz mais feliz, me proporciona novas metas, algo para literalmente correr atras, e em especial por fazer parte de um grupo tão unido e bacana como o Sefaz Runners.

Mas isso sou eu. E seja para perder peso, melhorar o perfil lipídico, prevenir e ajudar a regular o diabetes, diminuir o stress, fazer parte de um grupo, melhorar os tempos, ultrapassar um colega no Campeonato Fazendário de Corrida de Rua, diminuir a pressão arterial, ocupar o tempo livre, melhorar o condicionamento para outro esporte, cumprir metas, perder unhas, ganhar bolhas, calos e dores musculares; motivos não faltam para a prática desse intrigante esporte que é a corrida.

E essa reflexão individual me levou a pensar no coletivo.O que motiva cada um de nós corredores? Qual a energia que TE move?

Por isso, gostaria que comentassem nesse post e respondessem as perguntas feitas no parágrafo acima.


Para incentivá-los a responder criamos uma promoção. Todos aqueles que participarem concorrerão a uma bolsa/sacola da adidas ou o livro Operação Portuga (custeado pelos autores do blog), que serão sorteados na próxima quarta-feira, dia 31. Um prêmio será distribuído para os integrantes da Sefaz Runners, e o outro para o público externo, sendo que o sorteado da Sefaz poderá escolher o prêmio que prefere. Então, você que não é da Sefaz, e está lendo esse post, não se acanhe, participe!

O espaço dos comentários está aberto a todos. Deixe seu depoimento, contribua e concorra!

Abraço a todos e bons treinos.

Atualização - 31/08/2011. Promoção encerrada. Confira os ganhadores aqui.

18 comentários:

Bruna disse...

Corro porque... Por que, mesmo?!? Corro porque me sinto uma pessoa melhor depois dos treinos. Corro porque nunca antes tinha conseguido correr e a sensação de alcançar algo que até então era impossível, me faz persistir, mesmo quando tenho vontade de desistir.
Corro porque correr me fez perceber que a disciplina é sinônimo de liberdade.

Bruna/SEFAZ

Henrique Arrais disse...

Pessoal, as respostar não precisam ser muito elaboradas. Podem responder da forma que desejarem.

Abraço

Paulo Miura disse...

Qual a energia que te move?
Todo o ser humano quando nasce, geralmente seus orgãos vitais funcionam 100%. Com o passar do tempo se esse ser humano não ingerir alimentos saudáveis e praticar atos para o seu bem estar físico e mental, certamente terá resultados não satisfatórios e consequentemente não terá a energia para se mover.
Paulo Miura

Daniel disse...

Eu corro pra poder comer mais. #sincero

Anderson disse...

A minha energia é passar por Henrique e falar "estou sobrando" e vê-lo "com sangue nos olhos" depois que passo.

Anônimo disse...

Corro porque senão vou ficar para trás!

Dalton Ferreira disse...

Parabens pelo blog e por estar conseguindo agregar novos participantes de Sefaz a este grupo.
Eu pessoalmente corro pq é a minha terapia, acaba sendo o que me faz mnater meu equilibrio no dia a dia agitado e ainda agrego a melhora da saude fisica, alem da mental
Um abraço
dalton

Henrique Arrais disse...

Dalton, obrigado pelo comentário e pelo elogio.

Um dos motivos para eu correr, é pra não ter que escutar comentários como o do Anderson. Mas na últimas corridas Anderson, quem passou quem?

Rosely Marques disse...

Eu corro porque gosto, pela minha saúde e gosto de estar com a equipe Sefaz Runners.

Unknown disse...

O que me move é saber que, a cada nova corrida, vou estar novamente ao lado dos amigos, fazendo aquilo que gosto, cuidando da minha saúde, ganhando bem-estar e qualidade de vida e tendo sempre boas histórias para contar.

Abraços!

Fábio Namiuti
http://www.fabionamiuti.hd1.com.br

Ana Helena Canavarros disse...

O que me motiva a correr é a sensação de prazer pós corrida, algo inexplicável com palavras apenas sentida pelo corpo.
Existe também o prazer da melhora da performance que faz com que eu queira estar cada vez melhor. É isso ai \o/

Marcia Rosato disse...

Qual minha motivação para correr? Bem...dentre 13 motivos, vou elencar 03: fortalece o coração, tornando-o mais eficiente, aumenta os níveis de serotonina, diminui os níveis de LDL...caso queira saber mais, acesse http://www.minhavida.com.br/conteudo/2064-Seu-corpo-da-13-motivos-para-voce-comecar-a-correr-ja.htm
É realmente uma modalidade muito prazerosa!

Jean disse...

Eu sempre corri, mas não sabia exatamente o porque. Simplesmente me sentia bem, leve, feliz... Naquela época isso era o suficiente para me motivar a correr.

Hoje, corro pelos mesmos motivos de antes, mas hoje, depois de começar a aprender um pouco mais de corridas - além do prazer de simplesmente corre. Descobri o prazer de atingir metas traçadas, tempos determinados em treinos exaustivos, as amizades que nos dão força nos momentos onde vc acha q não existe mais de onde tirar forças e adoram tirar uma onda com nossa cara. É como a Bruna disse no primero comentário, vc aprende que a liberdade está na diciplina e se isso te faz bem, então ai está a sua motivação.


No final de semana passada ao assistir uma reportagem de uns doidos que deciam cachoeiras de até 15 metros usando um caiaque, ouvi um deles dizendo a reporter: "tem gente que vai a igreja encontrar Deus, eu enfrento uma cachoeira pelo mesmo motivo".

Depois dessa o que posso dizer... VODKAAAA =]

rozy@terra.com.br disse...

Eu não corro, caminho, e tudo começou por brincadeira com as amigas (todas na casa dos 50 anos). E nessa brincadeira conseguimos concluir em 2 horas e alguns segundos o percurso da Corrida de Reis deste ano em Cba, "caminhada" para nós,com direito a medalha e tudo!!! A partir daí tudo é diversão, alegria, vida saudavel e, provar que idade não é obstaculo para novos desafios.Quem sabe um dia partimos para a corrida.

paul disse...

O que me move? Um Fiat.

...Antônio Tergat.... disse...

O que me move? Eis que o maior sábio é aquele que conhece a si mesmo, seus extremos, suas limitações, seus anseios, enfim, a vida no seu sentido mais profundo.
Correr é um dos mais profundos sentidos da vida, é o que para Alexandre Gowen denomina Liberdade, o expor de sentimentos...o “seguir adiante face a probabilidades irresistíveis, é arriscar ao fracasso. Somente uma pessoa que CORRE riscos é livre”...por mais incrível é esse meu elixir...e face ao exposto concluo com o motivo de Cecília Meireles...um pouquinho motivado...“Eu corro porque o instante existe e a minha vida esta completa. Não sou alegre nem sou triste: Sou Atleta”

Ricardo disse...

Promoção encerrada, pessoal.
Parabéns aos vencedores e obrigado pela participação.

Henrique Arrais disse...

Obrigado a todos pela participação.

Aguarde que tem mais.