terça-feira, 2 de agosto de 2011

Recuperação Pós-Corrida

Há quem diga, que a melhor parte da corrida é quando paramos de correr. E convenhamos, muitas vezes é verdade, afinal depois de um treino forte, ou de uma prova, nada melhor do que ficar parado, sentar, descansar e ir pra casa pra descansar mais um pouco. Uma bela forma de recuperação, não?

Pode até ser muito confortável, mas nada funcional. Existem alguns métodos que auxiliam na recuperação do corpo para uma próxima sessão de treino ou para a próxima prova do calendário.


Algumas dicas são:

Recuperação Ativa - após um treino intenso, deve-se realizar uma sessão de 10-20 minutos de corrida leve (trote), que auxilia no processo de remoção do ácido lático, e facilita o relaxamento muscular. Se possível, seria ainda melhor, se o trote fosse realizado na grama, pois como é um terreno mais macio, há maior amortecimento e menor desgaste articular;


Alongamentos - ajudam a manter/aumentar a flexibilidade (pode ajudar a aumentar o comprimento das passadas), auxiliam no relaxamento muscular, são importantes para prevenir problemas posturais (prejudicam a corrida), proporcionam sensação de bem estar, e por último, alguns autores também afirmam que a dor muscular tardia (a dor do dia seguinte) também pode ser diminuída;

Crioterapia - Logo após uma corrida, vocês já viram alguém imerso em uma banheira, piscina ou barril com água e gelo? Se sim, presenciou um atleta fazendo o uso da crioterapia, que é uma forma de tratamento através do frio. Esse método deve ser feito logo após o treinamento, e ajuda na diminuição da dor, estimula o relaxamento, melhora a amplitude do movimento, reduz edemas e hematomas, e diminui processos inflamatórios.

Uma forma mais prática e fácil de realizar a crioterapia é através de massagens com gelo durante 15 - 20 minutos;

Massagem - pode ser benéfica pela melhora da circulação sanguínea, elevação da quantidade de oxigênio até o músculo, diminuição da frequência cardíaca, redução de fatores relacionas ao estresse, aumento da serotonina e dopamina, que são responsáveis pelo ânimo, além de ajudar no relaxamento mental. Entretanto, é válido lembrar que há diversos tipos de massagem, e cada uma com determinado fim, portanto o ideal é que ela seja executada por um profissional com bom conhecimento do sistema muscular e fisiológico.

Essas são algumas das formas de recuperação pós-treino/corrida, que ajudam o corredor a chegar "pronto" para o treinamento seguinte. É claro, não é necessário utilizar todos esses métodos, mas sim o que se ajuste melhor a você e as suas necessidades.

Abraço a todos e bons treinos.

4 comentários:

Ricardo disse...

Bom artigo. Duas dessas técnicas são bem tranquilas para serem feitas no dia a dia.
E as tais meias de compressão? Funcionam?

Jean disse...

Tah certo... Fazer 10 min de desaquecimento no pós corrida, acho que soh com o resto da equipe...

Vamos botar todo mundo pra correr e complementar a rodagem dos treinamentos com mais alguns kilometros.

Jean disse...

Na linha de raciocionio do Ricardo, eu pergunto:

como funciona os tensores termicos que o povo (eu) usa nas pernas? E as calças e camisas termicas? É soh pra esquentar do frio, deixa a musculatura mais compacta ou deixa o corpo no ponto depois de um aquecimento?

Poderia ter uma sessão aqui no blog, pergunte para o Henrique... Assim não precisarei mais ficar horas na frente do micro pesquisando as coisas... kkkkkkkk

Henrique Arrais disse...

Na verdade, a terapia da compressão surgiu com fins medicinais, para tratar de problemas relacionados a circulação.

Mas como a industria esportiva está sempre procurando algo para melhorar a performance, e consequentemente ganhar mais dinheiro, lançaram a meia de compressão com fins esportivos.

O objetivo dessas meias é aumentar a compressão na região da panturrilha e com isso deixar o retorno venoso (retorno do sangue ao coração)mais eficiente, com isso seria aumentada a disponibilidade de O2 nos músculos, e haveria um ligeiro aumento no desempenho.

UM estudo realizado na Africa do Sul, comparou 2 grupos de atletas em uma prova de 56km. UM usou as meias e os outros não. No final, aqueles que usaram as meias tiveram menores danos musculares que os que não usaram. Levando isso em consideração, a meia poderia sim, ser útil para uma melhor recuperação entre treinos e provas.

Entretanto, pesquisando na literatura, fica claro que mais estudos são necessários para comprovar a real vantagem do uso das meias de compressão.

Esse assunto rende um bom post